Curso online sobre jornalismo infanto-juvenil, do jornal Joca com a ESPM, está com inscrições abertas

O jornal Joca, em parceria com a ESPM, oferece nos próximos dias 17, 18 e 23 de março o curso online “Jornalismo Infanto-juvenil: História, Importância e Caminhos”. O objetivo do curso é apresentar a importância do jornalismo para crianças e jovens no Brasil e no mundo, com experiências nacionais e internacionais sobre este tema tão importante na formação dos cidadãos desde a infância.

As aulas serão ministradas pela editora-chefe do jornal Joca, Maria Carolina Cristianini, que tem mais de 12 anos trabalhando com jornalismo para crianças e jovens. Esta é a segunda edição do curso idealizado pelo Joca, primeiro e principal jornal impresso voltado ao público infantojuvenil do Brasil.

O curso foi desenvolvido para destacar a importância de crianças e jovens estarem em contato com as notícias da atualidade desde a infância, combatendo as fake news por meio da educação midiática, fomentando o desenvolvimento crítico e ajudando na formação desses cidadãos. 

A intenção do curso é fazer com que jornalistas, recém-formados ou estudantes de jornalismo, profissionais de comunicação em geral e pessoas que tenham interesse em saber mais sobre o assunto possam entender a história, a relevância e os modos de fazer do jornalismo para crianças e jovens.

As aulas serão divididas em três dias, com atividades realizadas na quarta (17) e quinta-feira (18), das 20 horas às 21h30, e na semana seguinte, também na terça-feira (23), das 20 às 22 horas. Os temas abordados nas aulas serão:

  • História e caminho do jornalismo para crianças e jovens
  • O atual mercado de jornalismo para crianças e jovens
  • Técnicas e recursos
  • Convite a exercício prático para análise posterior da professora
  • Análise do exercício para cinco alunos que se dispuserem a dividir sua produção com a turma
  • Análise de cases

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no site da ESPM. 

Deixe uma resposta