Mês do consumidor: quatro dicas para preparar marketplace ou para criar um agora

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março, mas este ano houve uma tendência em expandir a data para o mês todo, com um período de promoções. A data está sendo chamada de “Black Friday do primeiro semestre”, inaugurando o calendário de vendas do e-commerce brasileiro. O movimento tem garantido resultados positivos para o setor: de acordo com dados da Social Miner, os e-commerces faturaram R$3,62 bilhões na primeira quinzena de março de 2020 – um crescimento de 23,5% em relação aos 15 dias anteriores. 

“A data tem ganhado cada vez mais relevância e é notável o crescimento da busca por boas promoções durante o período. Cabe às operações de marketplaces garantirem sellers que oferecem as melhores ofertas e uma experiência de compra incrível para atrair os consumidores e fidelizar clientes”, explica Orlando Ovigli, sócio e VP OmniCommerce do Grupo FCamara e Presidente do Conselho OmniK – startup do grupo que transforma lojas virtuais em grandes marketplaces. 

O especialista listou quatro dicas importantes para quem quer ter sucesso de vendas em seus marketplaces no período ou se preparar para criar um negócio agora. Confira: 

Ofereça promoções realmente atrativas

O principal atrativo do marketplace no Mês do Consumidor são promoções e descontos vantajosos, que sejam vistos pelo consumidor como um diferencial. Acima de tudo, é importante selecionar produtos que tenham maior giro de estoque e/ou que estejam em tendência. Depois disso, analise as estratégias da concorrência, para sempre ter um referencial e garantir a competitividade.

Outras ofertas que podem atrair seu consumidor são frete grátis, kits de produtos, condições de pagamento especiais, entre outros. O importante é garantir a satisfação do consumidor, mas, acima de tudo, que sejam vantajosas para o seu negócio, de forma a conquistar clientes e garantir lucro.

Priorize a melhor experiência para o consumidor – e conquiste a fidelidade dele

O preço é algo relevante para a tomada de decisão do consumidor, mas não é só isso. Uma experiência de compra ruim pode gerar lucro agora, mas não garante a fidelidade. Certifique-se de que seus sellers estão com equipes preparadas e funcionando com o máximo de eficiência. 

Além disso, seu marketplace deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia e rapidez. Da mesma forma, um atendimento eficaz e uma infraestrutura que suporte o volume de acessos é importante. Se o seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra,  então reúna o time de tecnologia e avaliem juntos se será necessário algum tipo de ação para garantir o grande fluxo de visitantes no período. 

Divulgue as ações de forma estratégica

Os compradores já estão pesquisando sobre os produtos que querem adquirir nesse período. É hora de aproveitar os dados que o seu marketplace oferece e planejar um cronograma de ações. 

Neste momento, explorar a mídia paga por buscas no Google ou remarketing no Facebook, Instagram é um caminho. Mas cuidado, pois nessa época a concorrência por mídia é alta, e pode elevar os preços dos anúncios, então seja estratégico: não invista aleatoriamente. Selecione produtos de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados. Além disso, trabalhe o engajamento, com cupons, ofertas por hora, por exemplo.

Implemente soluções omnichannel

O comprador atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Mais do que nunca, investir em soluções omnichannel, integrando seu marketplace, seus sellers e seus canais de comunicação, será fundamental. Para atender as diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, ou seja, o consumidor escolhe se aguarda receber o produto em casa ou retirar o pedido na loja física. Oferecer facilidade de escolha é a garantia de uma experiência extraordinária de compra em seu marketplace.

De acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor prefere receber as compras em casa, enquanto 31% se sente mais confortável retirando os pedidos na loja física. Apostar no omnichannel ajuda seu marketplace a ser a principal escolha do seu consumidor nas próximas compras.

Deixe uma resposta