A nova era do mercado de entregas para o comércio eletrônico no Brasil

Artigo de Ricardo Hoerde, diretor da Diálogo Logística:

A inovação é vital para a ascensão, consolidação e sustentação dos grandes negócios, e, muitas vezes, o ato de inovar não se dá apenas pelas próprias ações de uma companhia, mas pela formação de alianças e a fusão e aquisição de empresas tecnológicas. No setor de logística esse é um caminho natural que virou tendência em todo o mundo, ou seja, os grandes players estão adquirindo empresas inteligentes para ampliarem sua presença e devolverem ao mercado serviços mais competitivos e de excelência, com atendimento personalizado e menor custo e tempo de resposta para clientes e consumidores.

Com pouco mais de cinco anos de mercado e crescimento superior a 100% em 2020, a Diálogo Logística entendeu esse movimento – no qual o setor será dominado por poucos gigantes logísticos no futuro – e a pouco mais de três meses passou a fazer parte do Grupo BBM Logística – consolidando-se como um dos maiores negócios do ano em logística, avaliado em cerca de R$ 80 milhões. A aposta da multinacional é tornar a logtech o seu principal braço de entregas para e-commerce no Brasil, aliando as tecnologias e melhores práticas de ambos os negócios e aproveitando o jeito Diálogo de ser, uma empresa inovadora, com alta velocidade de execução e grande reputação na área de last mile ( última milha).

A incorporação da BBM Logística ao modelo de inovação voltado ao last mile, especialidade da startup, está ocorrendo de forma transparente e cautelosa para que ambas compartilhem valores e aprendizados, turbinem seu crescimento e estejam preparadas para competir juntas no mercado, no futuro.

Os primeiros resultados da aquisição da Diálogo Logística pela BBM Logística já começaram a surgir e tem como ganhador o mercado logístico e os consumidores brasileiros. Desde o primeiro dia pós-transação a logtech vem enxergando novas oportunidades, o principal deles surgido em com principais clientes, no qual identificou-se que a presença na região Centro-Oeste do Brasil era uma dor a ser combatida no segmento de entregas. 

Desde então, a Diálogo – já como braço de e-commerce da BBM – instalou em tempo recorde uma estação de triagem dentro de centros de distribuição da BBM  em Brasília (DF) e Goiânia (GO). Além disso, foram contratados e treinados os times que vão liderar as operações na região e mais de 50 entregadores foram captados para iniciar o serviço na região em março/abril. A ideia é aproveitar a robusta presença da BBM Logística pelo Brasil para ocupar esses espaços e, com o know-how da Diálogo em last mile, acelerar o crescimento da empresa.

Uma das perspectivas ousadas em termos de resultado é trabalhar fortemente para antecipar um dos maiores sonhos da Diálogo Logística desde a sua fundação e chegar a R$ 1 bilhão em receita anual em 2027. A partir da aliança com a BBM Logística abre-se a oportunidade de buscar o alcance desse valor num prazo menor. Isso com calma, respeito a história da companhia e claro, investimento em tecnologia, para manter a excelência do serviço – online e “real time” – para seguir cumprindo seus compromissos, num prazo menor e com custo adequado ao mercado. 

Esse é o maior desafio agora e para superá-lo é preciso manter estudo recorrente sobre a modelagem logística para que a empresa prospere de forma sustentável e continue a encantar cada cliente e consumidor brasileiro alcançados pela marca Diálogo.

Deixe uma resposta