Estágio é vantajoso para quem contrata

Prefeitura de Foz abre processo seletivo de estágio | Clickfoz

Artigo de Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios.

As corporações ainda enfrentam dificuldades frente à crise econômica causada pela Covid-19. Para ter uma recuperação cada vez mais ampla, é indispensável contar com um time preparado. Por isso, contratar estagiários é um diferencial inteligente! Afinal, o frescor das novas ideias impacta positivamente a produtividade e resultados.

Por meio da modalidade, a organização adquire um talento sem vícios prévios de mercado. Os estudantes chegam cheios de energia, novas ideias e visões de mundo, vontade de aprender e fazer a diferença. Por serem ingressantes no universo empresarial, os estagiários podem ser treinados mais facilmente de acordo com a cultura empresarial.

Após o fim do contrato, a efetivação se torna muito valiosa, visto o tempo já passado pelo participante na instituição e seu conhecimento acerca do negócio. Dentro de uma companhia, a diversidade, seja de idade, experiências, etnias e culturas, só traz benefícios. Toda essa criatividade fluindo é fundamental para o surgimento de estratégias capazes de ajudar a companhia a vencer as turbulências financeiras.

Vale ressaltar: o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, sem vínculo empregatício. Logo, o contrato pode ser rompido a qualquer momento, pelo gestor ou pelo estudante. Não há necessidade de pagamento de multas rescisórias, aviso prévio ou demais tributos.

Assim, a parte concedente fica isenta de encargos trabalhistas, tais como 13º salário, ⅓ sobre férias, FGTS e INSS. Quem estagia também têm vantagens, pois são contemplados com carga horária máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais, auxílio-transporte, bolsa-auxílio, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais.

Para selar a admissão, é necessário firmar um termo de compromisso (TCE) entre o jovem, a empresa, a instituição de ensino e o agente de integração, se houver. O plano de atividades deve estar no documento, bem como as tarefas a serem realizadas pelo estudante. Elas precisam condizer com seu curso, em caso de ensino superior.

Com o afazer, o aluno pode adquirir a tão requisitada experiência e ter mais chances futuramente. Além disso, com a carga reduzida, o estudante consegue organizar melhor a rotina entre escola e empresa, diminuindo a evasão escolar e gerando mais profissionais qualificados. Assim, o empresário tem um papel decisivo na formação dos jovens e atua como líder na transformação social. Por isso, invista no estágio e contribua com o desenvolvimento do Brasil!

Deixe uma resposta