Associação faz seminário nacional sobre robótica móvel autônoma

A tecnologia dos Robôs Móveis Autônomos (AMRs) está se expandindo rapidamente por todo o mundo e revolucionando os processos de logística nas fábricas, depósitos e centros de distribuição. Esta tecnologia já desembarcou no Brasil nos últimos anos e tem potencial para atingir o mesmo grau de sucesso observado nos países que saíram na frente. A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, em sua missão de acelerar a adoção da Indústria 4.0 e da IIoT na indústria brasileira, promove no próximo dia 19 de outubro, da 9 às 11h30, o 1º Seminário Nacional de Robótica Móvel Autônoma.

A ideia do evento surgiu a partir de uma parceria com quatro grandes empresas nacionais, que são associadas da ABII, e atuam neste segmento: Omron, Pepperl+Fuchs, Pollux Part of Accenture e Selettra. No seminário serão apresentados os conceitos fundamentais da tecnologia destacando o que são os robôs móveis autônomos ou AMRs (em inglês Autonomous Mobile Robots); os aspectos de uso e aplicações; os desafios encontrados no Brasil; e uma amostra de casos de sucesso em território nacional. Por enquanto estão confirmadas as apresentações de cases da Latam, Mercedes-Benz e e Jabil, mas esta parte da programação ainda está em construção.

“Conteúdo imperdível para quem quer entender essa tecnologia e descobrir qual a melhor forma de iniciar sua implantação”, ressalta o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho – também fundador da Pollux -, que irá mediar um dos painéis do seminário que tratará exatamente dos obstáculos que ainda precisam ser superados no país, para que a tecnologia seja adotada. O evento será 100% online e gratuito, transmitido ao vivo nos canais do YouTube e do Linkedin da ABII e aberto para associados e público em geral acompanhar. Quem fizer a inscrição receberá os links de transmissão diretamente no seu e-mail.

“Muito se fala sobre a Indústria 4.0 e seus diferentes aspectos, mas quando tratamos de AMRs ainda há a necessidade de difundir conhecimento e a importância desta tecnologia para o aumento da eficiência e flexibilidade de operação em diversos segmentos da indústria. O seminário irá abordar este assunto de forma prática e realista, contando com a experiência e aprendizados de fabricantes e de usuários. Com certeza o evento será um marco importante para crescimento tecnológico no Brasil”, destaca Guilherme Okuyama, Especialista de Produtos, Automação de Fábrica da Pepperl+Fuchs.

Já o engenheiro, fundador e CEO da Selettra, Sidnei Gularte, acredita que a tecnologia para muitas empresas no País ainda parece algo distante, por isso o objetivo deste seminário é encurtar as pontas. “Queremos aproximar o usuário final da tecnologia e demonstrar o nível de maturidade que as empresas tem no Brasil, ajudando também as empresas que estão contratando este tipo de tecnologia para que possam fazer isso de forma eficiente e segura. No evento, vamos mostrar as oportunidades e os desafios que precisam ser superados para a adoção da tecnologia”, aponta.

“A iniciativa da ABII em promover um evento sobre robôs móveis ajuda a fomentar o uso de tecnologias inovadoras em um número maior de empresas. Estamos na era da Indústria 4.0 e sabemos o quão importante é otimizar processos produtivos. Nós da Omron temos a visão de ajudar as empresas com uma solução completa em automação, que pode ser customizada de acordo com a necessidade de cada cliente, levamos ao mercado tecnologias de automação de forma acessível e de fácil implementação”, finaliza Edicley Machado, gerente de Marketing e Engenharia da Omron Brasil.

Deixe uma resposta