Governador Camilo Santana anuncia pacote de investimentos em Pentecoste

Posted on Updated on

O governador Camilo Santana esteve no município de Pentecoste na manhã deste domingo (23), para anunciar de uma série de investimentos nos festejos de 142 anos do la localidade da região do camilo pentecosteVale do Curu, a 90 km de Fortaleza. “Estou contente por estar aqui, agora como governador eleito, e trazer não só boas novas, mas obras concretas que irão mudar a rotina dos moradores da região”, ressaltou o governador.

O chefe do executivo estadual realizou a entrega dos primeiros oito sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no Ceará, assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e também a obra de ampliação e reforma do Mercado Público de Pentecoste, ícone da cidade, que será revitalizado para o uso dos moradores.

Implantação do sistema de abastecimento d’água com dessalinizadores

Foi na comunidade de Vila Maracajá que o governador inaugurou os primeiros sistemas de abastecimento d’água com dessalinizadores no Ceará dentro do Projeto Água Doce do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado. A obra, que tem o investimento de R$ 1,05 milhão, é um programa-piloto e vai beneficiar 245 famílias de oito comunidades rurais da cidade (Bandeira-Inchú, Boa Vista, Lagoa de Dentro, Jurema-Aroeira, Rancho dos Moços, Salgado do Cosmo Chagas, Sítio do Meio e Riacho dos Marfins).

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado começou a etapa-piloto do programa para a implantação de 222 sistemas em todo o Ceará. Ao todo, serão beneficiados cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas “populações difusas” – pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios -, com investimentos de R$ 44 milhões.

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o Programa Água Doce beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido. A escolha de Pentecoste para receber os primeiros dessalinizadores deveu-se à proximidade com Fortaleza, já que estes equipamentos servirão como “piloto” e balizarão a implantação dos demais sistemas implantados brevemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.