A música na Bahia, entre arte, identidade cultural e ensino

Posted on Updated on

Analisar perspectivas e desafios da educação musical escolar. Essa é a finalidade do IV Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica e IV Encontro do Fórum de Formação dos Professores de Música, que acontecem de amanhã a terça-feira, no município de Guanambi. Paralelamente, será realizado o I Seminário dos Professores de Arte dos Território Sertão Produtivo.

O evento é destinado a estudantes, professores e pesquisadores da área e é é promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e pelo Fórum de Educação Musical da Bahia (Femba), em parceria com a UNEB. E visa a debater ações que fortaleçam concepções, objetivos, conteúdos e metodologias direcionadas para a educação musical escolar, partindo das diretrizes nacionais e das dimensões político-educacionais do Brasil.

A programação inclui painéis temáticos, rodas de conversa, debates e apresentações artísticas. Destaque para a participação da professora da UNEB Edineiram Maciel, também coordenadora do Fórum de Educação Musical da Bahia e representante da Associação Brasileira de Educação Musical na Bahia.

A docente vai participar do painel temático O ensino de artes e as especificidades do ensino de música: uma análise da atual conjuntura do ensino das artes no Brasil, ao lado dos professores  Marcos Ferreira (IFBA Campus Vitória da Conquista); Flavia Candusso (UFBA), e Gilmaria Ribeiro da Cunha (SMED Salvador).

Edineiram Maciel foi uma das idealizadoras do Programa Especial de Licenciatura em Música, na modalidade Educação a Distância, que será ofertado pela UNEB, em parceria com o Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá), em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *