Dez municípios concentram 53,4% das exportações do Nordeste

Posted on Updated on

Os municípios de Camaçari (BA), São Luís (MA), São Gonçalo do Amarante (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Goiana (PE), Ipojuca (PE), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), São Francisco do Conde (BA) e Dias d’Ávila (BA). Esses são, em ordem decrescente, os 10 polos nordestinos responsáveis por 53,4% do valor exportado pela Região em 2017.No total, receberam R$ 8,9 bilhões pelas vendas externas. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do BNB.

Foram 324 municípios nordestinos exportadores, assim distribuídos por Estado: Bahia (117), Ceará (46), Pernambuco (38), Rio Grande do Norte (34), Paraíba (23), Maranhão (20), Piauí (18), Sergipe (15) e Alagoas (13).

Principal exportador do Nordeste, Camaçari respondeu por 24,7% do valor total das exportações da Bahia e por 11,9% do valor total das exportações do Nordeste em 2017, que foi de R$ 16,7 bilhões. Os produtos mais exportados pela cidade foram automóveis de passageiros (30,7%), pasta química de madeira (13,4%) e polímeros de etileno (9,1%).

São Luis, segunda posição no ranking, teve como grande produto de exportação a alumina calcinada, responsável por 96% das vendas externas desse município. Em terceiro lugar nasexportações, ficou São Gonçalo do Amarante, por meio da venda de produtos semimanufaturados de ferro ou aço (93,6%) produzidos pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O produto é o maior item da pauta exportadora do Ceará.

O critério para as exportações por municípios leva em conta domicílio fiscal da empresa exportadora, ou seja, os produtos contabilizados são de empreendimentos com sede na cidade, independentemente do local onde a mercadoria foi produzida. No que se refere à unidade da federação, o critério para as exportações leva em conta o Estado produtor da mercadoria, o que independe da localização da empresa exportadora.

O estudo completo está neste endereço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.