“Diário Gráfico” é marco de inaugurações no Ceará

Posted on Updated on

A exposição “Diário Gráfico”, do desenhista, arquiteto e urbanista Áureo Castelo Branco, inaugura hoje, às 19 horas, a Galeria da Casa Anexa, em Fortaleza, equipamento vinculado o Museu da Indústria, do Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará).

A programação inclui ainda palestra dos arquitetos Domingos Linheiro e Antônio Rocha, responsáveis pelo restauro do prédio do Museu da Indústria.

A mostra marca também a abertura do Centro do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) na Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro.

A exposição apresenta 61 desenhos de Fortaleza, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Curitiba e Minas Gerais. Os desenhos de Áureo, mais que desenhos, dão ciência da importância da vivência de um olhar curioso da cena cotidiana, de seus coloridos, nuances e movimentos, em que o ele se coloca como espectador e parte do espetáculo que tem diante de si. A exposição tem curadoria de Fernanda Rocha, arquiteta, urbanista, professora e pesquisadora da Universidade de Fortaleza (Unifor), admiradora das artes e do trabalho dos colegas de profissão, que se dedicam a retratar suas paisagens vivenciadas. A exposição permanece em cartaz até 15 de Julho.

O prédio que abriga o Museu da Indústria, bem como a Casa Anexa, foram completamente restaurado para inauguração do equipamento, em 2014. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sediou a Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então; Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, através do decreto n. 23.829, de 29.08.1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005.

Deixe uma resposta