Mercado da internet será debatido em Fortaleza

Posted on Updated on

Fortaleza sedia a partir da próxima quarta-feira (11.4) dois eventos simultâneos que discutirão as novas tecnologias do mercado da internet, armazenamento de dados e também as novas oportunidades de negócios na área. É o 7º Congresso RTI de Provedores de Internet e o 9º Congresso RTI de Data Centers, que acontecerão no Hotel Praia Centro, até dia 12, quinta. As programações são voltadas para os provedores de acesso à internet (Internet Service Provider, em inglês), profissionais e estudantes das áreas de data centers e TI ou até novos empreendedores do mercado de internet.

Conforme a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), atualmente existem 7.200 empresas regionais com licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), das quais 4.400 estão ativas. Tais provedores são os responsáveis por conectar cerca de 15% dos brasileiros com o mundo online – tendo totalizado 3,9 milhões de acessos no último mês de outubro – e ganham cada vez mais espaço no mercado da internet. De acordo com estudo realizado pela consultoria Teleco, os provedores regionais de internet vêm crescendo nos últimos três anos, assumindo a ponta em municípios onde as grandes operadoras não fornecem banda larga de alta velocidade.

Outro grande destaque bastante atual do mercado da internet é a aplicação da Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, IoT), que vem abarcando cada vez mais projetos graças ao seu potencial de uso nas mais diversas áreas. Carros, eletrodomésticos e eletrônicos são apenas alguns dos exemplos nos quais a tecnologia de IoT é bastante utilizada. Essa “popularização” tanto na indústria quanto no meio acadêmico exige maiores investimentos de melhorias na rede de fibra óptica, uma vez que a aplicação de IoT necessita de uma conexão extremamente rápida. Estima-se que um veículo, com seus milhares de sensores, câmeras e atuadores, chegue a consumir 4000 Gb no período de oito horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.