Mitigação dos efeitos de seca é tema de workshop em Fortaleza

Posted on Updated on

Fortaleza (CE) sedia a partir de hoje (9.4) o “Workshop de Capacitação Regional para a América Latina e o Caribe – Melhorando a Implementação da UNCCD”. O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Ceará Ibama-CE e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD) e o UN Environment e se realiza até o próximo dia 12.4, quinta-feira.

O encontro reúne representantes de 33 países da América Latina e do Caribe e de instituições internacionais e regionais que atuam no tema “Desertificação”, segundo decisão da 13ª Sessão da Conferência da Partes da UNCCD, que adotou o Marco Estratégica da UNCCD 2018 – 2030, pelo qual países devem elaborar seus informes nacionais de implementação da convenção, com frequência de quatro anos.

São objetivos do workshop: permitir que países “Partes” elaborem seus informes nacionais completos e em tempo hábil; identificar áreas prioritárias de ação para estabelecer/fortalecer as ações de combate a desertificação e os sistemas de monitoramento relacionados, bem como aumentar o financiamento para a implementação da UNCCD e informar os países Partes, sobre a contribuição da UNCCD para o relatório de progresso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o objetivo 15.3 referente à “Neutralidade de Degradação da Terra”.

A desertificação já atinge 33% da superfície do planeta. No Brasil, o fenômeno é verificado em 1.482 municípios, principalmente no Nordeste, onde vivem 32 milhões de pessoas (18% da população nacional). A UNCCD é chamada por muitos de “Convenção dos Pobres”, já que a maioria dos mais de 2,6 bilhões de atingidos está em regiões subdesenvolvidas.

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Deixe uma resposta