Aeroporto de Aracati cumpre últimas etapas para receber certificação

Posted on Updated on

Prefeito Bismarck Maia

O Aeroporto de Aracati (CE), equipamento estratégico para incremento do turismo e da economia do Estado, estará pronto para receber a equipe de inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)  neste mês de maio. A vistoria vai permitir que seja emitida a certificação definitiva para a operação de voos comerciais e de voos por instrumentos.

O Departamento Estadual de Rodovias (DER) cumpre a última exigência da Anac para a emissão do documento – a ampliação da faixa de pista. Segundo o gerente de aeroportos do DER, coronel Paulo Edson, a pista tem 75 metros para cada lado. Com a ampliação, passará para 140 metros para cada lado, proporcionando uma maior segurança para a operação de pousos e de decolagens.

A ampliação também vai permitir que o aeroporto deixe de operar por voo visual e passe a operar por voo por instrumento. O equipamento já recebeu a certificação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Quando estiver em operação comercial, o aeroporto vai proporcionar nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Estado, explica o prefeito de Aracati, Bismarck Maia.

Empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Aracati, e até mesmo em Mossoró/RN, que dista cerca de 90 Km do equipamento cearense, e não dispõe de aeroporto para voos comerciais regulares para aeronaves de grande porte, terão suporte fundamental.

Além de deixar a região acessível aos principais mercados emissores por via aérea, o Aeroporto de Aracati poderá receber voos nacionais, o que proporcionará incremento da cadeia econômica na região e criará um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.

Deixe uma resposta