Unifor completa 45 anos

Posted on Updated on

Do portal da Universidade de Fortaleza (Unifor):

“Na meia luz do crepúsculo vespertino de hoje, nesta Fortaleza, vi um homem chorar e uma Universidade nascer”. Foi com essa frase que, em 21 de março de 1973, o então ministro da Educação Jarbas Passarinho deu início à aula magna de inauguração da Universidade de Fortaleza. Fruto do sonho do industrial Edson Queiroz, a Unifor completa, em 2018, 45 anos de educação de excelência.

Um legado de sucesso e transformações na sociedade acompanha a história da instituição, que será contada por meio de fotografias documentais na exposição “Um Sonho em Movimento”. O lançamento ocorre no dia 10 de maio, às 19h, no Hall da Biblioteca Central da Unifor.

Alunos, professores, egressos e o público em geral poderão conferir a exposição, gratuitamente, até 15 de dezembro de 2018, de segunda a sexta, das 7h às 21h55, e aos sábados, de 7h30 às 16h25.

A Unifor surgiu a partir do incômodo do empresário Edson Queiroz em ver grandes talentos cearenses sendo obrigados a buscar conhecimento em outros Estados. Foi então que, em meio à crise no sistema educacional superior da época e com uma ideia visionária, a Fundação Edson Queiroz dava início ao que é hoje o seu maior projeto.

“A mostra fotográfica ‘Um Sonho em Movimento’ cumpre o papel ao apresentar personagens e fatos marcantes da história da Universidade de Fortaleza, em particular, e do desenvolvimento da educação superior no Ceará e no Nordeste, de forma ampla. Ao longo do percurso traçado na mostra, vemos como o sonho de meu pai, Chanceler Edson Queiroz, foi colocado em movimento, isto é, transformado em projeto e, em seguida, em realização. Sonho, aliás, que não era só dele: o Estado e toda a região clamavam por acesso à formação universitária, o que naquela época era restrito a uma parcela ínfima da população”, destaca a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

O professor Randal Pompeu, vice-reitor de Extensão da Unifor e coordenador da mostra, ressalta que “a exposição ‘Um Sonho em Movimento’ traduz nosso compromisso com a preservação e recuperação da memória da Universidade de Fortaleza, considerada um marco para a educação de nível superior do país, mediante a concretização do sonho do então Chanceler Edson Queiroz e das pessoas que o cercavam e o sucederam, notadamente dona Yolanda Queiroz e o Chanceler Airton Queiroz. Ao visitar a mostra, o visitante poderá ter noção da grandiosidade dessa missão e constatar que o sonho gerador da Unifor permanece vivo”.

Em seus 45 anos de atuação, a Universidade de Fortaleza tem em seu DNA a arte, a cultura e a pesquisa, pilares que estruturam a instituição desde sua inauguração. Desde então, a Universidade contribui com a sociedade em vários aspectos, da saúde à tecnologia, da comunicação e gestão às áreas jurídicas.

Com imagens selecionadas a partir de mais de 25 mil fotografias, a exposição terá 53 fotos impressas, além de outras digitalizadas, dispostas em monitores, que complementarão a contação de vários sonhos de alunos, professores e gestores que ainda fazem ou que um dia fizeram parte da história da Unifor.

Leia mais neste link.