Prefeito de Fortaleza firma acordos na Suécia

Posted on

Roberto Cláudio: agenda na Suécia

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT),fará viagem de hoje (14.5) a quarta-feira, a Estocolmo (Suécia), para firmar acordos de cooperação técnica em áreas como juventude, sustentabilidade e cidades inteligentes.

O primeiro é um acordo entre o Município de Fortaleza e a Fundação Fryshuset, um dos maiores centros para Juventude do mundo, responsável por várias escolas, programas de formação profissional, cursos de teatro, música e esportes no País.

O objetivo é o de desenvolver projetos com a Rede Cuca, beneficiando a juventude de Fortaleza, compreendendo intercâmbio de informações e experiências, elaboração de projetos conjuntos com foco na atenção a jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O termo abrange também a formação de jovens mediadores a ser realizada pela Fundação Fryshuset em Fortaleza.
O acordo será firmado pelo Prefeito Roberto Cláudio e o diretor executivo da Fryshuset, Johan Oljeqvist, na sede da fundação, em Estocolmo.

O prefeito estará acompanhado da coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macêdo, durante a missão oficial no país.

Como resultante da parceria, Fortaleza já foi escolhida para ser a cidade na América Latina a sediar, em agosto deste ano de 2018, o programa de liderança da Fryshuset, para formação de jovens mediadores que vivem em comunidades vulneráveis socialmente.

O Peace Leaders (Líderes da Paz) é um curso de liderança desenvolvido com mais de 30 anos de experiência prática com jovens, métodos de liderança e gestão de conflitos.

O programa é um projeto internacional financiado pelo Ministério Sueco de Relações Exteriores, implementado pelo centro juvenil Fryshuset.

A agenda de Roberto Claudio em Estocolmo também prevê audiência com o Embaixador do Brasil na Suécia, Marcos Pinta Gama, que ocorrerá na sede da Embaixada brasileira.

Roberto Claudio ainda terá reunião com Osten Ekengren, presidente da Smart City Sweden, plataforma nacional de exportação e investimento para soluções urbanas inteligentes e sustentáveis, administrada pelo Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental IVL.

Além desses compromissos, o prefeito terá reunião com a prefeita de Estocolmo, Karin Wanngard, para conhecer os projetos de planejamento urbano, que pretendem fazer de Estocolmo a cidade mais inteligente e conectada do mundo até o ano de 2040.

Roberto Claudio ainda terá encontro de trabalho com professores do Instituto Real de Tecnologia KHT, para conhecer projetos de Energia e Transporte Integrado, como o projeto desenvolvido com a Volvo, que implantou BRTs em Curitiba.

A agenda do prefeito na Suécia terá, ainda, reunião com o diretor de Aquecimento e Energia da MälarEnergi, Magnus Eriksson. A empresa pública de eletricidade e aquecimento urbano tem sede em Västerås, cidade a cerca de 100km de Estocolmo, e produz energia a partir da incineração de resíduos sólidos, além de possuir também plantas para produção de água encanada e purificação de águas residuais.

E, para concluir a missão oficial à Suécia, o prefeito Roberto Claudio terá reunião com a vice-prefeita de Estocolmo e secretária Municipal de Meio Ambiente, Katarina Luhr, para tratar da política com foco em sustentabilidade, além de reunir-se com Peter Wrenfelt, fundador e consultor da U&We, e com Adalberto Alencar, coordenador-geral da Fundação Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema), com sede no bairro Parquelândia, em Fortalezar consultor da U&We Suécia e coordenador da Rede Terra do Futuro América Latina.

A U&We desenvolve o projeto que envolve o desenvolvimento de métodos para participação e financiamento de áreas verdes que promovam serviços ecossistêmicos e a biodiversidade no ambiente urbano.