Ação cultural revitaliza área de Fortaleza

Posted on Updated on

Neste fim de semana, diversas apresentações musicais, oficinas e serviços públicos estarão disponíveis na área do projeto Cidade da Gente, próximo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no bairro Praia de Iracema. A intervenção temporária é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, com objetivo de testar um novo uso ao espaço público disponível nas ruas, além do trânsito e estacionamento de veículos por exemplo.

Com cores vibrantes pintadas no asfalto, novo mobiliário urbano, como bancos, mesas e plantas, além de iluminação reforçada, o espaço tem atraído olhares curiosos nos últimos dias, desde que as mudanças começaram a ser implementadas. A intervenção é a segunda do tipo em Fortaleza, depois das mudanças realizadas em uma área de 1.400 m² da avenida Central, na Cidade 2000, em setembro do ano passado. Até o próximo dia 19, quem passar pelo local também vai encontrar atividades culturais, educativas, prestação de serviços públicos em uma nova área de convívio para a comunidade local e visitantes.

A exemplo de intervenções similares realizadas também em cidades como Bogotá, na Colômbia; Mumbai, na Índia; e em São Paulo, a ideia é mostrar que é possível priorizar as pessoas e garantir mais segurança viária a pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas – especialmente em regiões com uma vida cultural tão intensa como o entorno do Dragão do Mar. Os pedestres são o segundo grupo que mais é vítima de acidentes de trânsito em Fortaleza, registrando um total de 36,7% do total de mortes no trânsito em 2017.

(…)

O novo desenho urbano implantando temporariamente na Rua Almirante Jaceguai antecipa parte do projeto da área de trânsito calmo anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio para o bairro Praia de Iracema no início deste ano. A ideia é que a comunidade conheça a intervenção e participe das discussões sobre o novo desenho urbano para área, que oferece mais condições de segurança para os usuários mais vulneráveis das ruas, além de garantir mais espaço para o lazer e convívio urbano. A opinião dos moradores registradas através de um totem e de pesquisas durante o projeto serão incluídas na intervenção final da área de trânsito calmo.

Todas as ações são realizadas com apoio da Iniciativa Global para o Desenho de Cidades, da National Association of City Transportation Officials (Nacto, na sigla em inglês), parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que desde 2015 apoia a política da Prefeitura de Fortaleza para reduzir mortes e feridos no trânsito.

Nesta sexta-feira (10/08), quem visitar a área do projeto Cidade da Gente encontra serviços do VETMóvel das 8h até as 17h, quando entra em cena o DJ Thiago Santiago, no palco principal. às 18h, a banda da Guarda Municipal de Fortaleza apresenta um repertório eclético da música popular brasileira e o grupo Guerrilha Periférica, formado por jovens da Rede Cuca, assume às 20h para encerrar as apresentações.

No sábado (11/08), a feira “Afins de Vitrola” reúne amantes dos tradicionais LPs a partir das 16h em edição especial no Cidade da Gente, mesmo horário em que a Hidracor Tintas promove uma oficina de “bricolagem”, com pintura em caixas de papelão para as crianças. A partir das 17h, entram em cena os DJs Marcos BDR e Thiago Santiago, seguidos pelo grupo “Perturba e Terra Mórfica”, às 20h.

No domingo (12/08), a Ciclofaixa de Lazer abre a programação, conectando o Parque do Cocó ao Dragão do Mar, onde serão oferecidas mudas de plantas regionais e agentes do Samu oferecerão exames rápidos de saúde. A partir das 16h, os DJs Marcos BDR e Lia Tavares embalam o pôr-do-sol, seguidos pelo rapper ‘Erivan, produtos do morro’ e, finalmente, pelo chorinho do grupo “Nosso Samba”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.