Fórum identifica e expõe oportunidades inovadoras

Posted on Updated on

O Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra está abrigando o Fórum de Oportunidades Inovadoras (Fopi), realização da Universidade Federal do Ceará e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O evento reúne vários pesquisadores da Universidade e representantes do setor produtivo local proporcionando uma aproximação com o intuito de fomentar projetos de parceria.

O vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, ressalta ser fundamental que o diálogo entre o setor produtivo e a Universidade, através de pesquisas, seja permanente a partir de agora. “Ambos precisam se conhecer mais para saber em que podem apoiar um ao outro. O empresariado, com os recursos e a vontade de ter produtos inovadores, e a Universidade, com a pesquisa e o conhecimento para que isso se desenvolva”, demonstrou o vice-reitor. Ele explicou que essa aproximação tem relação direta com o Parque Tecnológico da UFC (https://bit.ly/2wv5eKh), que funcionará como conexão entre empresas e a Universidade, estimulando e facilitando investimentos em inovação tecnológica.

“O que fizemos foi criar o ambiente para promover essa aproximação entre a demanda das empresas e a oferta da Universidade. Trata-se de um grande desafio e estamos trabalhando para quebrar essas amarras”, explicou o diretor-presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef), Prof. José de Paula Barros Neto.

O presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiec, Sampaio Filho, classificou o evento como “divisor de águas” no sentido de possibilitar maior sinergia e integração, podendo originar novos projetos de desenvolvimento. “Temos aqui empresários e pesquisadores juntos, se conhecendo, e vendo o que podemos fazer para transformar nossos negócios e o Estado do Ceará como um todo”, disse o empresário, salientando que se trata de um processo em construção e que requer diálogo ininterrupto.

A coordenação do Fórum na UFC está a cargo do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências (CC), com suporte da Fundação ASTEF, que atua como agente facilitador para a implementação de parcerias entre os pesquisadores da Universidade e as diferentes instituições. Mais informações no site do Fórum (https://fopi.ufc.br/).

Deixe uma resposta