IFCE lança empresa júnior na área da construção civil

Posted on Updated on

Concretiza é o nome da primeira empresa júnior do Instituto Federal do Ceará. Formada por alunos dos cursos de graduação do campus de Fortaleza, sob a orientação de professores, a empresa tanto desenvolve projetos para a comunidade de baixa renda quanto oferece soluções tecnológicas para grandes clientes.

De acordo com o diretor da empresa júnior, Sávio Veríssimo, estão disponíveis serviços de inspeção predial, projetos elétricos e hidráulicos, levantamento e locação topográficos, projetos arquitetônicos, treinamentos na área de Engenharia Civil, entre outros. “A gente quer oferecer serviço de qualidade para a comunidade, mas também trabalhamos com empresas de alto nível, com os professores nos conduzindo pelo melhor caminho”, explica o graduando.

Davi Teixeira, professor orientador da Concretiza, contou que a ideia surgiu durante a segunda Semana da Construção Civil, em 2016, a partir da sugestão do professor da UFC, Abraão Junior. “Nesse momento de dificuldades para a Engenharia Civil, defendemos que existem oportunidades em várias frentes. A engenharia precisa se reinventar e passar para a industrialização”, argumenta.

O diferencial da Concretiza é que trabalhamos com inteligência e conhecimento, afirma o docente. “A engenharia não é só concreto. É tecnologia, inovação, saneamento, meio ambiente, transportes…. Estamos com a possibilidade de trabalhar com a Secretaria de Saúde utilizando o BIM (Building Information Modeling)”, explica.

O diretor de Extensão e Relações Empresariais do campus de Fortaleza do IFCE, Edson Almeida, acrescenta que os alunos envolvidos com a Concretiza têm um laboratório real atendendo a clientes. “O grande lance é a consolidação da formação deles. Agora, eles assumem a vivência de empresários. E têm ainda a possibilidade de continuar com a Concretiza depois de formados”, lembra. “Dentro do campus”, continua, “estamos incentivando as outras áreas de ensino a criarem as suas empresas juniores. A Reitoria também estimula o nascimento de outras empresas juniores nos demais campi do IFCE”, acrescenta o diretor.

Deixe uma resposta