Festival valoriza Centro de Fortaleza (CE)

Posted on Updated on

Vem aí a edição 2018 do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana.O evento acontece de 16 a 24 de novembro, em Fortaleza, e traz novidades: as intervenções e demais atividades estão todas concentradas, nesse ano, no centro da cidade. É centralidade, mas é também periferia, é a Arte Urbana encontrando novos e velhos fluxos, caminhadas, trajetos, atalhos, convidando para ocupar ainda mais, para ressignificar, para estar presente nesse lugar já tão presente, que é tão a nossa cara. Você tem ido ao Centro da Cidade? Pois o Festival te convida para estar, para participar, se envolver, subir trincheiras, fazer barricadas com arte e cultura, com tinta, com pintura, com intervenções, com sons, com afetos, com amor.

O Festival Concreto é o primeiro Festival Internacional de Arte Urbana realizado no Nordeste e que tem destaque e reconhecimento nacional e internacional, reunindo a cultura urbana de sete países das Américas e Europa. O evento com a idealização do Narcélio Grud é gratuito e as ações acontecem de forma simultânea. A programação estará em breve disponível no site oficial do evento.

O Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana é uma realização da Amplitude – Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social (Iacis). Conta com apoio da Oi Futuro, Goethe Institut, Instituto Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através de Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e parceria com Viva o Centro, Instituto Iracema e Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), além de agradecimento a Oi.

Nesses 6 anos de existência, o Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana já realizou vários fluxos e passeios por Fortaleza, outras cidades do interior do Ceará e outros países num traçado que experimenta, oferta, cria e inova – instalações, pinturas, muros, intervenções em diversos bairros: na orla, no centro, nas periferias, em todo canto, um tanto de arte, um canto que grita. O Festival já esteve presente na Praia de Iracema, nas ruas centrais, no bairro Bom Jardim, na Leste-Oeste, nos Centros de Internação, nos prédios, nas feiras… Em 2018, o evento traz o Centro da Cidade para a sua centralidade – as ações estarão todas lá. Um convite para ocupar (ainda mais), para estar onde todos estão, artes vistas e sentida por todos, quem passa no ônibus, quem vem comprar e vender, pro trabalhador, para o cidadão que flerta, o flâneur, o andarilho. O Festival de todos, para todos, de todas para todas.

A programação do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana segue incrível, celebrando os 6 anos do evento e trazendo ainda mais novidades. Além das já tradicionais pinturas, instalações e intervenções, teremos outras linguagens artísticas convidadas – novos(as) personagens chegando nesse fluxo para encontrar arte urbana não só com a tinta, com o papel, com o cimento, mas também com a música, com as ilustrações, com muros, com outras tantas possibilidades. E possibilidade é o que não falta!

O Festival Concreto apresenta também e segue com importantes projetos nessa edição: os Sonoros Muralistas / Muralistas Sonoros, a Caravana Concreto, a apresentação da Carruagem Concreto, as Tiras Urbanas e o lançamento do Curso Técnico de Arte Urbana, da Escola Amplitude de Arte Urbana.

Um outro forte do Festival são as ações formativas que seguem neste ano: são debates, rodas de conversas, palestras com artistas e convidados(as) sobre diversos temas – arte, desafios, design, conceito, momentos para trocas de saberes, interações, conhecer mais o trabalho dos nossos artistas, saber mais das técnicas, das histórias de vida, de criação e trajetos, entender mais sobre as políticas públicas, sobre arte e patrimônio.

E como já é tradição, a programação privilegia os encontros e as festividades, momentos para contemplação dos trabalhos, para celebração – a abertura e a festa de encerramento acontecerão no Centro da Cidade e prometem importantes, extraordinários encontros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.