Ceará tem Centro de Inteligência em Segurança

Posted on Updated on

Da Agência Brasil:

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, participou hoje (7), em Fortaleza, da inauguração do primeiro Centro Regional de Inteligência de Segurança Pública do Brasil. O equipamento está instalado em um prédio cedido pelo governo do estado e teve investimento total de R$ 15 milhões.

A escolha do Ceará para sediar o centro foi uma deliberação dos governadores do Nordeste em encontro realizado em março em Teresina e se deve aos investimentos e aos trabalhos de inteligência das forças de segurança locais no combate ao crime organizado.

Ao todo, são previstos cinco centros regionais de inteligência, que contarão com representações policiais do Nordeste; das polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF); da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As unidades serão interligadas ao Centro Nacional Integrado de Inteligência, Comando e Controle, que ficará em Brasília.

Agentes do FBI
De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santana, o centro regional do Nordeste já está em funcionamento e os representantes dos órgãos de segurança estão passando por capacitação, inclusive um curso ministrado por agentes do FBI, a polícia federal norte-americana. O local tem capacidade para receber 80 profissionais.

Deixe uma resposta