Elmano de Freitas assume liderança da bancada petista na Assembleia do Ceará

Posted on Updated on

O deputado Elmano de Freitas é o novo  líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Ceará, composta por quatro deputados, um a mais que na legislatura anterior. O parlamentar vai exercer a nova função no lugar do deputado Moisés Braz.

A indicação de  Elmano para liderar o partido do governador Camilo Santana  foi definida nesta semana durante  reunião da bancada do  Partido dos Trabalhadores. O nome do parlamentar  foi escolhido por aclamação dos demais colegas.

O líder partidário tem o papel de conduzir e orientar a bancada nas discussões e votações, além de ter função central na articulação política. O líder também tem prerrogativas para usar mecanismos em plenário, como pedir verificação de votos. Ele também participa do colégio de líderes, que, entre outras funções, negocia quais projetos serão colocados em votação.

“Será uma tarefa de grande responsabilidade, já que o país passa por um dos momentos mais difíceis da sua história, com um governo identificado com retrocessos e com o desmonte das conquistas da classe trabalhadora nos governos Lula e Dilma.  Portanto, a orientação do PT é clara de oposição a esse governo. Vamos enfrentar a retirada de direitos dos trabalhadores, como a reforma da Previdência, que pretendemos derrubar”, aponta Elmano.

Elmano de Freitas é advogado formado pela  Universidade Federal do Ceará e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na condição de advogado.

Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Elmano foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito dep. estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi eleito para seu segundo mandato de dep. estadual com 68.594 votos.

Deixe uma resposta