Aquecimento da economia tem relação com baixa da taxa Selic

Posted on Updated on

A taxa de juros é regida pela Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que é a taxa básica de juros da economia. Nos anos que se passaram a Selic apresentava uma alta histórica, como no ano retrasado, onde chegou a bater 13%. O corte para a taxa básica de juros, a Selic, de 7% ao ano para 6,5% fez com ela atingisse seu menor patamar histórico. Diminuir a taxa de juros é uma tática do Comitê de Política Monetária (Copom) para aquecer a economia.

A taxa básica de juros a 6,5% acaba por afetar os investidores e seus investimentos, ou seja, a rentabilidade de investimentos na renda fixa, por exemplo, fica reduzida. Inflação, CDI e outros indicadores para os investimentos em renda fixa são afetados pela Selic. Nesse momento é importante buscar por aplicações mais rentáveis, como a Bolsa de Valores ou fundos de investimentos mais arrojados.

Para a Sócia-Diretora da FB Wealth, Daniela Casabona, com a taxa de juros se mantendo estável ou até mais baixa nos próximos meses, se torna importante olhar para formas mais diversificadas para alcançar uma maior rentabilidade.

“Buscar investimentos de renda variável é uma boa opção para atingir o famoso 1% ao mês, líquido. Mas é importante lembrar também que, nem sempre é possível fazer a diversificação até que o investidor atinja primeiramente a sua reserva de emergência, que geralmente equivale a no mínimo 6 meses do custo de vida de uma pessoa. Quem já passou desta fase e não quer ver seu dinheiro desvalorizar em função da inflação pessoal, precisa olhar para o mercado de ações ou produtos financeiros mistos, como um fundo multimercado”, explica Casabona.

Mesmo com a Selic em queda, é importante manter a calma e estudar novas estratégias, além de continuar preservando o patrimônio já conquistado. “Portanto, investimentos como Fundo Multimercado, Fundo Imobiliário e Private Equity, são opções que precisam ser observadas. O que ninguém deve fazer é escolher um investimento da moda e alocar quase todo o seu patrimônio nele. Isso é um dos erros mais comuns. Usar a emoção ao invés da razão”, finaliza Daniela.

Sobre a FB Wealth

A FB Wealth é uma empresa especializada em planejamento patrimonial, que utiliza uma metodologia usada pelos principais players internacionais e uma análise personalizada de cada cliente. A empresa trabalha com o foco na construção e crescimento adequado do patrimônio de seus clientes e a preservação do poder de compra. Diferente de muitas empresas, a FB Wealth nasceu com o potencial de ser uma das maiores do país, com o patrimônio da carteira de seus clientes superando R$ 5 bilhões.

Deixe uma resposta