Juazeiro do Norte (CE) ganha prêmio da multinacional de tecnologia Microsoft

Posted on Updated on

Juazeiro do Norte, município cearense, vai receber o Prêmio Smart City Day 2019, da multinacional Microsoft e da empresa Soluções Públicas Inteligentes – SPIN, pelo Primeiro Plano Diretor de Tecnologias de Cidade Inteligente, aprovado por Lei Municipal, em 2018, pela primeira vez no país.

A premiação acontecerá na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo, no dia 3 de junho.

A Lei Municipal de Juazeiro do Norte traz segurança jurídica ao processo de Smart City que envolve, por exemplo, a aceleração de startups e empreendedorismo, energia sustentável, segurança pública e urbanismo. Virou referência nos cenários nacional e internacional, ganhando espaço na segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, realizado todo ano em Barcelona, o Smart City Expo World Congress. 

Em Curitiba, no mês passado, o titular da SEDECI, Michel Araújo, esteve entre 85 palestrantes do Brasil e do exterior. Ele também é Diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e Diretor do Fórum Inova Cidades da Frente Nacional dos Prefeitos.

(…)

O incentivo às startups e o projeto de Parceria Público – Privada (PPP) para Smart City, que está na fase final, são ações de destaque do município de Juazeiro do Norte. Entre os principais benefícios da PPP, estão a implantação, operação e manutenção de uma nova rede de iluminação pública. A troca de cerca de 26 mil postes por LED vai possibilitar Wi-Fi gratuito, videomonitoramento e recarga de veículos elétricos. A Praça do Giradouro foi piloto do projeto.

Quanto às startups, 14 foram aprovadas no programa Corredores Digitais do Governo do Estado, em 2017. Além disso, Juazeiro do Norte desenvolve o primeiro programa municipal de pré-aceleração de negócios inovadores. As ideias que foram inscritas, até o final de março, estão sendo selecionadas pela SEDECI e, pelo menos cinco delas, poderão sair do papel, tornando-se empresas com foco em soluções criativas para problemas na saúde, educação, mobilidade ou qualquer outra área. O impacto deve ser a melhoria da qualidade de vida da população.

Deixe uma resposta