Modelo híbrido de ensino, já usado no Brasil, vai reunir especialistas em educação

Posted on Updated on

Educador Fabio Toledo apresenta as tecnologias utilizadas em sala de aula para os alunos colocarem a mão na massa. Foto: Divulgação

No próximo dia 24, o Colégio Teresiano, na Gávea, vai reunir educadores e dezenas de especialistas para lançamento do livro ‘Educação Neural: A Revolução do Saber na Era das Conexões’ de Fabio Toledo, sócio da i9group – desenvolvedora de soluções e plataformas inteligentes para instituições de ensino de todo o Brasil como as Redes Anglo-Americano e Franciscanas de Ensino, CAP da PUC-RJ entre outras.

Será um encontro fechado no qual o autor vai abordar o tema central do livro: a implementação do ensino Híbrido, que alia aulas online à presenciais. Segundo Toledo as teorias ensinadas em sala de aula devem ser colocadas em prática por meio de experimentos e projetos multidisciplinares onde os alunos possam colocar a mão na massa.

Obra foi publicada em Inglês, Espanhol e Português Foto: Divulgação

“O livro defende a utilização de programações, robôs, protótipos eletrônicos e mecânicos dentro das disciplinas lecionadas em sala de aula. Acredito que, além de aumentar o interesse do aluno, isso facilita a compreensão dos conteúdos teóricos e objetiva direcionar e desenvolver as inteligências tecnológica, empreendedora, financeira e socioemocional dos estudantes”, explica Toledo, autor do livro.

Sobre Fabio Toledo:

Foto: Divulgação

Fabio Toledo é empresário, Educador, idealizador dos conceitos Educação Neural e Era das Conexões, apresentador das colunas voluntárias “Educação Neural” e “Sucesso  Requer Atitude”, difundidas em dezenas de rádios do Brasil e nas Mídias Sociais, palestrante, EduTuber (Youtuber que aborda assuntos relacionado à Educação),  autor de livros internacionais, professor de cursos de pós-graduação, executivo internacional com mais de 20 anos de experiência e especialista em inovação, tecnologias inteligentes e Internet das Coisas (IoT).

Toledo estudou em escola pública e iniciou sua carreira executiva em uma concessionária  de energia elétrica no Rio de Janeiro com apenas 14 anos de idade, como menor aprendiz de eletricista. Lá, galgou diversas posições e ocupou diversos cargos de alta gestão, tendo inclusive trabalhado na Europa como executivo por mais de 4 anos e coordenado renomados e premiados projetos inovadores internacionais.

Após sobreviver a um atentado, decidiu realizar dois sonhos,  tornar-se empresário do ramo da educação e ajudar pessoas a construir uma trajetória de sucesso por meio da educação e de atitudes éticas e sábias.

Além  de criar  as colunas  de rádio, Toledo  fundou a startup i9group  em 2014, empresa inovadora  que oferece a implementação da  disciplina de inteligência tecnológica e empreendedora, soluções e plataformas inteligentes  voltadas ao setor de educação, da qual é sócio. Para ele, a educação é fundamental para trilharmos uma trajetória de sucesso nos tempos modernos. Isso se aplica a vida pessoal, profissional e acadêmica, no ambiente escolar e na “Escola da Vida”.

Sinopse do Livro Educação Neural

O mundo contemporâneo é tecnológico, dinâmico, conectado e compartilhado. A forma de educar precisa ser compatível com este cenário. O desafio de educar vai além da aprovação do ENEM, da Robótica, dos muros da escola e da trajetória acadêmica. Para trilhar uma trajetória de sucesso nos tempos atuais é preciso garantir um processo de reinvenção contínua. Como neurônios, precisamos buscar continuamente o conhecimento, estar aptos a aplicá-lo de forma sábia, a nos adaptar, bem como a criar conexões éticas e inteligentes conosco, com o próximo, o ambiente e a tecnologia que nos cerca. Flexibilidade, pensamento crítico, raciocínio lógico-construtivo, capacidade de adaptação e saber unir a teoria à prática são fatores essenciais! É fundamental preparar os estudantes para a vida!

Não basta ensinar a criar robôs! A tecnologia, programação e criação de protótipos eletrônicos e mecânicos são ferramentas que devem ser utilizadas a serviço da educação e do desenvolvimento pessoal dos educandos, objetivando facilitar o processo de aprendizagem e melhorar o rendimento escolar dos alunos, bem como seu desempenho futuro no mercado de trabalho.

É preciso disseminar nas instituições de ensino a Cultura Maker para que os alunos apliquem as teorias aprendidas em sala de aula por meio da criação de maquetes, experimentos e outros projetos tecnológico-interativos multidisciplinares e de cunho empreendedor. Tudo isso deve ser feito em um ambiente de aprendizagem imersivo que facilite o despertar de aptidões, engajamento, sentimento de pertencer e a revelação de talentos.

É importante, ainda, direcionar e desenvolver as inteligências tecnológica, empreendedora, financeira e socioemocional dos alunos, além de tornar hábito colocar a mão na massa, empreender, inovar e a busca contínua pelo saber, a fim de tornar-lhes aptos a conquistar sua trajetória de sucesso na “Escola da Vida”.

O livro aborda as temáticas acima e é o resultado de anos de trabalho de parceria da empresa do autor com renomadas instituições de ensino, como o Colégio Teresiano,  Rede Anglo-Americano e Rede Franciscanas. Ele descreve, o que empresário, educador, radialista, EduTuber, palestrante, executivo internacional e especialista em inovações tecnológicas, Fabio Toledo, desenvolveu e observou na prática: a forma de educar acima descrita tende a aumentar o interesse, melhorar o desempenho escolar e facilitar a trajetória de sucesso pessoal e profissional dos alunos.

Deixe uma resposta