Instituto Diageo forma mais de 700 bartenders no Ceará e inspira empreendedorismo na coquetelaria

Posted on Updated on

O Instituto Diageo – entidade sem fins lucrativos realizadora dos projetos sociais da maior empresa de bebidas destiladas do mundo, Diageo – promoverá a formatura da 20a turma do seu programa Learning for Life, que profissionaliza, gratuitamente, jovens de baixa renda na função de bartender. Com 27 formandos, o evento será realizado hoje (segunda-feira, 9 de dezembro), às 9h, na Escola de Vida, Sabor e Arte (EVISA), à Rua Valdetário Mota, 970, bairro Papicu, em Fortaleza (CE). O destaque da programação é um campeonato de drinks, com premiação dos vencedores.

Realizado pelo Instituto Diageo em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, a EVISA e o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (IDESC), o Learning for Life é desenvolvido no Ceará desde 2012 e já formou 722 bartenders. A profissionalização compreende formação pessoal, além de teoria e prática, inclusive com práticas em bares e restaurantes. Os jovens são certificados para trabalhar em estabelecimentos ou empreender. 

Na turma anterior, formada em agosto deste ano, alunos uniram o encanto com a elaboração de drinks misturando cachaça e ingredientes regionais (ervas, rapadura, caju etc.), à inspiração na entidade que é referência mundial na coquetelaria, a International Bartenders Association. Assim, surgiu a CHIBA (Cachaça International Bartenders Association).

“O curso nos dá todo um suporte, um direcionamento. Oferece desenvolvimento pessoal e profissional além da parte prática”, afirma Natália Chagas, que comanda a CHIBA com mais dois colegas daquela turma, Flávio Vieira e Geane Alves. Natália conta que o conhecimento adquirido abriu a percepção deles para criar um negócio inovador no mercado local, focado em drinks com cachaça e conceito regional. Via Instagram, no perfil @chibadrinks, os jovens empreendedores fomentam o negócio e o universo da coquetelaria.

“O curso foi uma transformação total na minha vida, me encontrei na profissão de bartender”, afirma Gabriela Benevinuto, que trabalhou com confecção anteriormente. Formada no Learning for Life há um ano e atuante no mercado desde então, ela também dá visibilidade à sua Tropical Drinks e Coquetéis por meio do Instagram @tropical.coquetel. 

“Com o Learning for Life, conseguimos unir a expertise da Diageo à inclusão social e profissional, um dos pilares do Instituto Diageo, capacitando jovens nessa área em grande expansão que é a coquetelaria”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. 

“A parceria com o Instituto Diageo tem nos mostrado bons resultados na capacitação: a procura pelo curso de bartender, a atualidade da temática e os bons índices de aprendizado e aproveitamento de mercado das edições anteriores”, destaca a secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

O programa é desenvolvido em Fortaleza e mais cinco cidades: Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, registrando mais de 21 mil bartenders formados desde seu início, no ano 2000.

Deixe uma resposta