Embrapa Cocais leva tecnologia sustentável de produção de galinhas caipiras para a Agrobrasília

Pela primeira vez a Embrapa Cocais (no Maranhão) participará do evento Agrobrasília, que também pela primeira vez terá formato digital e contará com a participação de 22 centros de pesquisa da Embrapa. O analista da Embrapa Cocais Talmir Quinzeiro, médico veterinário, apresenta palestra gravada (assista aqui) sobre produção sustentável de galinhas caipiras. O evento será transmitido por uma plataforma on-line que reunirá personalidades e especialistas do agro e pela qual os expositores poderão entrar em contato direto com os visitantes.

O Sistema  de Produção Sustentável de Galinhas Caipiras – Procap é um conjunto de medidas básicas para a “organização do quintal”, transformando a atividade em um sistema semi-intensivo a partir da utilização de recursos locais e materiais rústicos existentes na própria propriedade em substituição a comedouros e bebedouros comerciais, barateando o custo da instalação.

Há manejos alimentar, sanitário, produtivo e reprodutivo diferenciados. Entre os detalhes desse sistema, está a oferta regular de alimentos balanceados e elaborados segundo a necessidade das aves, encurtando em mais da metade o tempo necessário para se obter uma ave caipira pronta para o abate: de cinco a seis meses.

O Procap também alavanca a produção de ovos, podendo, inclusive, se tornar carro-chefe da atividade. Entre as vantagens do Procap estão contribuição para a segurança alimentar, graças à produção de carne e ovos; ocupação de mão de obra rural; geração de renda por meio dos excedentes de produção com consequente melhoria da qualidade de vida do produtor e fortalecimento da agricultura familiar no estado. A tecnologia já atingiu 18 municípios e mais de 300 famílias.

Confira a programação aqui.

Deixe uma resposta