Cursos de Excel e softwares similares se adequam para demandas de quarentena

Com o distanciamento social e a necessidade de permanecermos em casa sempre que possível, muitas pessoas estão aproveitando o tempo extra (poupado com o deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa, por exemplo) para aprender online. No caso dos profissionais, as novas habilidades conquistadas por meio de cursos online podem impulsionar os seus trabalhos atuais ou mesmo abrir portas para uma nova carreira.

Para incentivar esses profissionais a se capacitarem, a Udemy lançou em junho a sua primeira campanha publicitária na TV brasileira. O anúncio afirma que “novos tempos pedem novas atitudes” e cita algumas das categorias muito procuradas pelos alunos da plataforma.

Uma delas é a de produtividade no escritório, que inclui cursos de Microsoft Excel, como de tabelas dinâmicas – além de cursos de Power BI (outro software da Microsoft, para análise de negócios) e cursos de análise de dados. Power BI, por exemplo, é a habilidade mais demandada por pessoas e empresas no Brasil em 2020, de acordo com o relatório Top 10 Skills in 2020, publicado pela Udemy no começo do ano.

O brasiliense Henrique Soares Silva, de 28 anos, é um dos alunos de Excel da Udemy. “No meu último emprego, como técnico de monitoração de redes, eu quase não tinha tempo livre, trabalhava inclusive aos fins de semana e feriados. Por isso, para mim, era inviável me dedicar a um curso presencial. Com a Udemy, consegui fazer um curso de Excel e, assim, descobri uma nova paixão”, conta ele. “Hoje, consegui criar inclusive um portfólio com os meus trabalhos no editor de planilhas.”

Para Henrique, o aprendizado online é uma oportunidade para quem precisa se especializar num tema mas não dispõe de tempo livre – além de ser ótimo por permitir que o aluno estude no próprio ritmo e de qualquer local.

Já Nelio Alves, instrutor de Excel na Udemy, avalia que o aprendizado online causou uma revolução na educação mundial. “É uma forma de ensino que não tem barreiras geográficas e que permite que o conhecimento chegue a mais pessoas do que chegaria pelos meios tradicionais”, diz ele.

Nelio já ensinou quase 110.000 alunos na plataforma. “Já ensinava presencialmente há anos, mas foi o ensino online, por meio da Udemy, que me permitiu ajudar a transformar a vida de milhares de pessoas. Toda semana, recebo depoimentos de alunos que conseguiram empregos ou promoções nos seus trabalhos por causa dos meus cursos. Esse é um motivo de grande alegria para mim”, afirma ele.

Veja a seguir seis tipos de cursos de Excel e softwares similares para fazer durante a quarentena – e se capacitar profissionalmente:

1- Excel VBA (Visual Basic for Applications) (ferramenta que permite a automação de tarefas no Excel)

2- Funções e fórmulas do Excel

3- Tabelas dinâmicas no Excel

4- Dashboards no Excel (painéis que apresentam conjuntos de informações)

5- Power BI

6- Análise de dados

Deixe uma resposta