Com crescimento do e-commerce, empresa usa visão artificial para clientes experimentarem itens comprados pela Internet

O Que é Visão Computacional? - Data Science Academy

O e-commerce brasileiro avança a passos largos: só no mês de maio (do dia 1º ao dia 24), o faturamento do setor atingiu a cifra de R$ 9,4 bilhões, aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. É possível comprar de tudo pela internet, entretanto, consumir produtos que necessitam de atendimento personalizado ou dependem muito da escolha baseada na visão – como bolsas, jóias ou alimentos frescos, por exemplo – ainda é um desafio. Pensando em resolvê-lo sem tirar os consumidores de dentro de casa, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu recentemente a ferramenta Retail Phygital Experience.

Trata-se de um sistema criado para que marcas possam fornecer toda a assistência possível aos clientes na hora de comprar online, permitindo a eles ver os produtos em tempo real e escolher exatamente quais deles serão entregues. Além da tecnologia empregada para tornar a visualização possível, os consumidores também contam com experiência de compra personalizada, prestada pelos próprios vendedores do local.

Em detalhes, a solução é composta por dois módulos: um que gerencia o agendamento de compras, permitindo que o cliente possa ser redirecionado ao atendimento imediato, caso assim queira, ou – caso esteja sem pressa – agendar uma data e horário para comprar naquele estabelecimento; e outro módulo, que facilita o contato remoto do consumidor com o vendedor que realizará o atendimento.

Este segundo módulo, baseado na tecnologia de visão artificial, aplica algoritmos a câmeras estrategicamente localizadas na loja e monitora automaticamente o vendedor. Com isso, as câmeras executam automaticamente toda a função de monitoramento, como focar nos produtos desejados pelo cliente e até mesmo de dar zoom caso seja necessário observar algum item com maior cuidado. Tudo para que o cliente “viva” a experiência de estar na loja e, também, para que o vendedor consiga desempenhar sua atividade da maneira mais natural possível.

“Estamos bastante satisfeitos com os benefícios que a solução pode trazer aos varejistas online, especialmente neste momento de pandemia, em que o crescimento exponencial das vendas realizadas por e-commerce tem demandado cada vez mais tecnologias para aproximar os clientes deste canal. Acreditamos que a Retail Phygital Experience já representa uma evolução do conceito de vendas pela internet, tornando possível aos clientes viver a experiência da compra física no meio digital, apoiando, sobretudo, as vendas em segmentos que têm seu consumo apoiado em detalhes, como moda, acessórios, e até mesmo produtos frescos”, afirma Marcelo Bernardino, head de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil.

Deixe uma resposta