Prefeitura de Fortaleza e Banco Interamericano de Desenvolvimento debatem ações para primeira infância

secretária Joana, prefeito, primeira-dama e moça loira sentados ao redor de mesa usando máscaras e olhando para monitor à frente

A Prefeitura de Fortaleza se mantém investindo em estratégias para a primeira infância. Visando ao fortalecimento de ações intersetoriais, o prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra participaram de reunião por videoconferência entre representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro virtual, realizado nesta terça-feira (28/07), contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Joana Maciel.

Na ocasião, foram discutidos aspectos sobre a execução do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz. Para reforçar o desenvolvimento infantil em relação às competências cognitivas e emocionais, Roberto Cláudio destacou a atuação dos agentes comunitários de saúde, que foram capacitados e receberam incentivos financeiros. “A pauta da Primeira Infância está crescendo. As capacitações dos profissionais envolvidos e a política salarial implantada estão endossando as nossas atividades”, afirmou o Prefeito.

Paralelamente, diversas ações intersetoriais vêm fortalecendo a efetividade das visitas domiciliares realizadas em territórios vulneráveis da Cidade. Políticas de apoio à renda familiar, integração de atividades no sistema de saúde, assistência ao parto e à puericultura na Atenção Primária e acesso prioritário a creches endossam os esforços municipais direcionados ao desenvolvimento infantil.

Nessa perspectiva, Carol Bezerra enfatizou o processo de fortalecimento das políticas implantadas e em implantação. “O Programa Missão Infância faz parte dessa política integrada. Nosso objetivo é estimular a atenção integral à Primeira Infância. Tudo isso junto auxiliará a impactar positivamente o cenário local”, argumentou.

Deixe uma resposta