Webinar do Observatório de Fortaleza debate “Plano Mestre Urbanístico Fortaleza 2040 e a cidade Pós-Pandemia”

A quarta edição do Webinar (seminário online) do Observatório de Fortaleza, que acontece nesta terça-feira (28/07), às 15 horas, convida o arquiteto e urbanista Fausto Nilo para apresentar o tema “Plano Mestre Urbanístico Fortaleza 2040 e a cidade Pós-Pandemia”. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Observatório de Fortaleza, com mediação da arquiteta e urbanista do Iplanfor, Larissa Menescal.

O Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade Urbana de Fortaleza tem como principal diretriz estabelecer um planejamento estratégico de uma cidade conectada, acessível e justa. Para tanto, compreende-se que a organização dos espaços e equipamentos públicos, em especial os sistemas de transporte e moradia, devem ser orientados para atender às demandas específicas dos diversos territórios da cidade. A descentralização dos serviços públicos e o investimento na pluralização das alternativas de mobilidade são pontos fundamentais que norteiam as ações propostas.

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, se faz necessário reestruturar as possibilidades de uso e convivência na cidade. Foi nessa perspectiva que Fausto Nilo começou a refletir, durante o período, sobre como será a cidade na nova configuração econômica e social que se instalará ao longo do processo de retomada das atividades urbanas. Assim, esta edição do Webinar investiga como o Plano Mestre Urbanístico previsto para a capital cearense pode contemplar ou se adaptar às transformações da cidade no contexto pós-pandemia.

Deixe uma resposta