Prefeitura de Fortaleza já tem ordem de serviço para urbanização do Parque Ecológico do Passaré

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) assinou a ordem de serviço para o início das obras de urbanização do Parque Ecológico do Passaré. Com ampla área de preservação de aproximadamente 291 mil metros quadrados, ou cerca de 30 hectares, a região possui espécies diversas de vegetação e árvores nativas. O local também abriga a lagoa do Passaré, o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho.

Veja a maquete eletrônica da obra

O projeto, que será executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), irá realizar obras de urbanização em torno da lagoa, com a construção de calçadão para caminhada, equipamentos esportivos e de lazer, como academias e campo de futebol, além de nova iluminação, mobiliários urbanos e paisagismo. Será construído, ainda, um píer em madeira, com guarda-corpo e degraus para dar acesso aos pedalinhos que serão oferecidos para passeios na Lagoa do Passaré.

O Parque receberá também dois estacionamentos internos nas duas entradas principais com 200 vagas para veículos. As obras, que terão início em agosto deste ano, terão duração de 10 meses e investimentos de R$ 9 milhões.

Conforme a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, a obra foi dividida em duas etapas de acordo com as especificidades. A primeira deverá se concentrar mais na urbanização da lagoa do Passaré, e a previsão é realizar a licitação da segunda parte até o final deste ano. “Vamos trazer ao Parque Passaré a mesma concepção do Parque do Cocó, principalmente a área do Parque Adahil Barreto. A prioridade é o meio ambiente e a preservação da área da lagoa, mas também trazer vida para o local”, disse.

Para Roberto Cláudio, este é mais um exemplo de valorização do espaço público. “Qualidade de vida é medida pela quantidade de patrimônio ambiental que existe na cidade, e pelo tanto que a comunidade o protege e o utiliza, de forma integrada à vida urbana. Vamos criar alternativa de esporte, lazer e trazer mais segurança para o local, com mais iluminação e adensamento de pessoas”, enfatizou.

Na ocasião, o titular da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), Artur Bruno, declarou que o Prefeito Roberto Cláudio foi o gestor que mais cuidou dos espaços públicos dessa cidade. “Antes os espaços não tinham verde, equipamentos e nem pessoas. Ele vem fazendo um belo trabalho com as comunidades e hoje temos praças belíssimas”, destacou.

A aposentada Brígida Formiga, mora no Passaré há 17 anos. Ela espera que a urbanização da lagoa traga benefícios para a comunidade local. “Aqui temos muitos insetos e outros bichos, espero que isso melhore, além de trazer mais movimentação e oportunidades de comércio para quem mora aqui e precisa. Eu desejo que melhore a vida da gente”.

1 comentário em “Prefeitura de Fortaleza já tem ordem de serviço para urbanização do Parque Ecológico do Passaré”

  1. Tenho interesse em ver e saber como e quando vai ficar e começar as obras e benefícios da lagoa e parque ecológico do Passaré.
    Sou morados de uma das casas que ficam ao redores
    Espero e desejo que seja bem elaborado.

Deixe uma resposta