Empresas precisam adaptar seu operacional e se preparar para o futuro pós covid-19

Artigo de José Soares, presidente e fundador da TBRG, empresa de consultoria operacional.

Toda crise que vivenciamos nos obrigam a fazer uma pausa e pensar nas atitudes que devem ser tomadas desde já e também a construir um planejamento futuro. O cenário pós covid-19 ainda é incerto, as variáveis envolvidas são tantas que não conseguimos ainda delinear como será o futuro, mas as mudanças virão e muito rápido.

Enquanto tentamos adivinhar como será o depois, devemos tomar algumas providências para maximizar as chances de sobrevivência. Para isso é preciso considerar alguns pontos como as Receitas, a necessidade de garantir capacidade Operacional e cadeias de suprimentos adequadas ao momento e a recuperação. As empresas precisam garantir disponibilidade de mão de obra e adaptar processos para estarem preparadas para um aumento de demanda.

Para algumas companhias, a pandemia causada pelo coronavírus terá um impacto comercial a longo prazo, o que significa que elas precisam começar a reposicionar suas marcas e fornecer mudanças operacionais agora mesmo. Sem uma adaptação operacional e organizacional as empresas poderão sofrer um atraso na recuperação que está por vir. 

A área operacional está ligada diretamente no resultado da empresa, é preciso aprimorar incessantemente a técnica e a disciplina. Isso significa que precisamos enxergar e ouvir as pessoas, analisar a forma como trabalham e o que acontece em cada local, unidade, departamento ou fluxo. A partir daí pode ser identificado oportunidades de aumentar a eficiência e melhorar os processos e essas mudanças farão toda diferença.

Um desempenho operacional adequado é capaz de tornar uma empresa melhor como um todo, desde o aumento da satisfação dos clientes e das vendas, da produtividade e, consequentemente, dos lucros. Para isso é preciso planejar, organizar, direcionar e controlar o operacional, garantindo o aumento dos resultados. 

Neste período que vivemos, agir para que haja uma melhora das Operações rapidamente, é fundamental, para tanto, existem empresas que prestam consultoria que auxiliam e agilizam esse desenvolvimento. Elas  são essenciais para garantir a  melhoria dos processos operacionais com mais velocidade e maiores resultados financeiros, além de capacitação das pessoas, ajudando assim companhias a se prepararem para o mundo pós pandemia.

Deixe uma resposta