Jovem empreendedor investe em mercado imobiliário, apostando em soluções para dificuldades do setor, e cresce 80% ao mês

A tecnologia é uma grande aliada em diversos setores da economia, seja para ajudar a aumentar as vendas, proporcionar mais agilidade ou ainda trazer mais facilidade para os clientes. No mercado imobiliário, por exemplo, a inovação pode potencializar os serviços de uma imobiliária, proporcionando diferenciais competitivos que podem fazer a diferença na hora que um cliente toma a sua decisão. 

Foi pensando nisso que o jovem empreendedor blumenauense Rafael Hirt criou a Plek Soluções Imobiliárias, em 2017, ferramenta gratuita para contratação da garantia de locação. “Com 17 anos de idade comecei administrando alguns imóveis da família, eu me apaixonei pelo mercado de locação de imóveis. Depois que adquiri mais experiência, virei sócio de uma imobiliária em Blumenau (SC), focada em locação. Na imobiliária que eu era sócio tínhamos uma métrica baseada no número de contatos e número de visitas versus contratos fechados. Foi aí que percebi que tínhamos um número grande de clientes querendo alugar, mas, que esbarravam na garantia de locação. Foi nesse momento que percebi uma dificuldade no mercado de locações. Aos 31 anos de idade eu comecei a tirar a ideia do papel e, assim, nasceu a Plek Soluções Imobiliárias, que atualmente possui sua sede localizada em Goiás”, conta o fundador da startup do mercado imobiliário.

Planejamento para tirar a ideia do papel

Hirt comenta que para idealizar o sonho de empreender foi necessário muito planejamento e estudo de mercado para tirar a ideia do papel. “Eu decidi unir o planejamento e o estudo com a ação. Tudo tem que andar em conjunto para a validação de uma ideia, que no meu ponto de vista, não vale praticamente nada sem ação. Primeiro estudei sobre o mercado de startups, estudei ainda mais sobre o mercado de locação e depois participamos do Startup Wekeend, que é um evento de inovação onde fomos campeões e com ajuda da minha irmã, Marina Hirt e dos nossos investidores, conseguimos tirar a ideia do papel. Depois validamos a primeira versão com poucos clientes e recentemente abrimos para demais imobiliárias de todo o Brasil”, diz.

Hoje, com três anos no mercado imobiliário, a Plek Soluções Imobiliárias já possui um crescimento de 80% ao mês, e até dezembro de 2020 o objetivo da startup é reunir mais de 800 imobiliárias em sua plataforma. “Com muita determinação e amor pelo o que faço, foi possível transformar a Plek em realidade e hoje conto com grandes imobiliárias de todo o Brasil em nossa plataforma, oferecendo um preço mais justo para os seus clientes e reunindo soluções para os negócios em uma única plataforma”, pontua Hirt.

Hirt ainda destaca que para quem quer começar um negócio, é necessário entender que o estudo, a pesquisa e a ação fazem parte do processo. “Estude e pesquise para entender o mercado e tenha ação para não ficar apenas no papel e sem validação. A primeira versão não precisa ser perfeita, até porque o feito é melhor que o perfeito. Coloque uma versão simples no mercado e colete feedbacks diários com os usuários. A segunda dica que dou é montar um time com propósito, você pode ser o ‘dono’ da ideia, mas só irá conseguir atingir grandes resultados com um time qualificado em todas as áreas. E a última é para quem procura investimento. Os melhores investidores que você pode ter são seus próprios clientes, se eles usam a solução porque não poderiam ser seus primeiros investidores?”, conclui fundador da Plek Soluções Imobiliárias.

Deixe uma resposta