EuFest 2.0: Eureca realiza festival digital gratuito sobre carreira e empregabilidade no pós-pandemia

De 11 a 13 de agosto, acontece o EuFest 2.0, festival 100% digital e gratuito sobre carreira e empregabilidade organizado pela Eureca, consultoria que conecta jovens com o mercado de trabalho. As inscrições estão acontecendo neste https://eufest.com.br/

Em sua segunda edição, intitulada “ReConhecendo seus espaços – Um convite a integração, coerência, desenvolvimento e co-criação”, o evento vai debater questões sobre como as empresas e a sociedade podem minimizar a situação de desemprego entre os jovens, colaborando para uma retomada consistente e consciente da economia frente aos impactos da pandemia na economia global e no cotidiano.

Para traçar possibilidades para as juventudes em relação ao mercado de trabalho e propósitos pessoais neste novo contexto, o festival convida o público a interagir com executivos de grandes empresas e especialistas de diversas áreas do conhecimento por meio de uma  programação diversificada. 

Entre os executivos e especialistas confirmados na programação do evento estão: Ana Sarkovas (Conselheira do Sistema B Brasil), João Souza (Co-fundador e Presidente do FA.VELA), Lara Martins (Coordenadora de Projetos Sociais na ONG CIEDS e responsável pela operação do Programa Shell Iniciativa Jovem), Ligia Camargo (Gerente de Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Ultra), Luiz Felipe Massad (Diretor de Gestão de Pessoas no Magazine Luiza), Marc Kinrt (Fundador da Humana Educação), Marcus Barão (Presidente do Fórum da Juventude CPLP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Nicolas Giffoni (Fundador do IEEP – Instituto de Educação por Experiencia e Prática), Ramsés Abdul Ghani (Líder Global de Recursos Humanos da IBM), Renato Franklin (CEO da Movida Rent a Car), Victor Cremasco (CEO da Mandalah).

Os conteúdos serão divididos em três vertentes, cada uma trabalhada e discutida intensamente em cada dia do evento: 

  • ReConhecimento – Reconhecendo um novo balanço de mundo. Como podemos interpretar a realidade que emerge e co-construir os próximos caminhos?
  • Adaptação – Marcas Empregadoras e seus desafios de gerar impacto, implementando sua visão de futuro. Como empresas estão se adaptando para evoluções organizacionais? 
  • Integralidade – Saúde mental, segurança psicológica, competências e habilidades. Como se preparar para ser integral nos próximos passos de carreira? 

Durante três dias, serão abordados temas como transformação no mercado de trabalho, como aprimorar talentos, gestão ágil, conectando quem você é ao que você faz, desmistificando o autocuidado, entre outros. 

“O que desejamos nesta edição é justamente trazer um panorama geral do ponto de vista dos jovens e das empresas buscar olhar para o que temos, reconhecer esses territórios para, juntos e juntas, entendermos como dar o próximo passo. Para tanto, precisamos olhar para todos os espaços que ocupamos, começando com o macro, o que aconteceu lá fora e como impacta aqui dentro. Depois, os outros, as empresas e universidades. Como estão e o que pensam em fazer, como vamos nos adequar e contribuir. Por fim, eu, como me sinto, como me preparar psicologicamente para o que está acontecendo e para o que virá”, diz o manifesto do EuFest 2.0 para empresas e jovens participantes.  

Confira a programação:

Evento: EuFest 2.0

Quando: 11 a 13 de Agosto de 2020

Inscrições e local do evento: https://eufest.com.br/

11/08 – Terça-feira

Vertente ReConhecimento

14h às 15h – PALESTRA DE ABERTURA: O MUNDO MUDA E A GENTE TAMBÉM

Convidado(s): João Souza (Co-fundador e Presidente do FA.VELA) e Ligia Camargo (Gerente de Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Ultra)

O que será abordado: a partir da insegurança das juventudes sobre as mudanças frente a tanta informação e inconstância, será analisado o contexto geral, correlacionando com a rotina e os espaços que o jovem está inserido. Não é sobre o novo normal.
 

19h às 20h – PALESTRA: O IMPACTO SOBRE AS JUVENTUDES E SUAS COMUNIDADES 

Convidado(s): Marcus Barão (Presidente do Fórum da Juventude CPLP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, composto por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.)

O que será abordado: com foco total nos jovens será abordado como que as mudanças estão e vão impactar cada um dos espaços que os jovens ocupam, seja o ambiente escolar, de trabalho ou familiar. 

12/08 – Quarta-feira

Vertente Adaptação


10h às 11h – TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO

Convidado(s): Renato Franklin (CEO da Movida Rent a Car) e Luiz Felipe Massad (Diretor de Gestão de Pessoas no Magazine Luiza)

O que será abordado: será aprofundado como a inteligência emocional, gestão ágil, diversidade, desenvolvimento de talentos e o mundo pós Covid-19 refletem no mercado de trabalho, principalmente quando falamos de novas formas de trabalhar e também contratações. Queremos responder perguntas como: o que muda na forma de trabalhar no curto e no médio/longo prazo? Como tem sido pras empresas de vocês fazer essas mudanças? Como é o período de adaptação para os colaboradores? Como os jovens que tão chegando no mercado de trabalho podem se preparar já para esse novo formato? O que fica pra trás no formato de trabalhar e que não será mais vivenciado depois da pandemia? O que se fortalece? O home office veio pra ficar?

14h às 15h – WORKSHOP APRIMORANDO SEUS TALENTOS

Convidado(s):  Ramses Abdul Ghani (Líder Global de Recursos Humanos da IBM) 

O que será abordado: enquanto a pandemia não passa, como posso me preparar para quando as oportunidades voltarem a aparecer? Como posso deixar meu currículo redondinho? Como posso treinar para as entrevistas online? Como chegar preparado/a para um processo seletivo online? Devo deixar meu LinkedIn atualizado? Enquanto o processo seletivo não vem, como posso me manter próximo às empresas para saber de outras oportunidades?

19h às 21h – WORKSHOP GESTÃO ÁGIL

Convidado(s): Nicolas Giffoni (Fundador do IEEP – Instituto de Educação por Experiencia e Prática)

O que será abordado: Workshop exclusivo pelo Zoom, com inscrições limitadas, para quem tiver interesse em mergulhar em metodologias ágeis, ministrado pelo IEEP.

13/08 – Quinta-feira

9h30 às 11h30 – Continuação do WORKSHOP DE GESTÃO ÁGIL

Convidado(s): Nicolas Giffoni (Fundador do IEEP – Instituto de Educação por Experiencia e Prática) 

O que será abordado: Workshop exclusivo pelo Zoom, com inscrições limitadas, para quem tiver interesse em mergulhar em metodologias ágeis, ministrado pelo IEEP.

Programação da vertente Integralidade: 

14h às 15h – CONECTANDO QUEM VOCÊ É AO QUE VOCÊ FAZ

Convidado(s): Ana Sarkovas (Conselheira do Sistema B Brasil) e Lara Martins (Coordenadora de Projetos Sociais na ONG CIEDS e responsável pela operação do Programa Shell Iniciativa Jovem)

O que será abordado: Serão compartilhados histórias de jovens que protagonizaram projetos pessoais e sociais antes de chegarem ao mercado de trabalho – e até de pessoas que tornaram os projetos seus próprios trabalhos. Uma roda de conversa sobre como podemos ser integrais, nos conectar com nossas crenças, colocar a mão na massa pra fazer projetos que reflitam isso e, assim, além de contribuir para sua comunidade, aprender na prática e ter experiências que vão te capacitar pro mercado de trabalho.

17 às 18h – LIDERANÇA DE SI

Convidado(s): Marc Kirst (CEO da Humana Educação)

O que será abordado: Vamos falar sobre motivação, valores que ajudam a tomar decisões, sobre como se entender melhor para poder liderar a si mesmo e empreender na sua carreira. 

19h às 20h – DESMISTIFICANDO O AUTOCUIDADO

Convidado(s): Victor Cremasco (CEO da Mandalah) 

O que será abordado: a gente sabe que o antigo normal não é pra onde queremos voltar, como é que eu faço pra construir uma nova realidade a partir de mim mesmo, das pessoas com quem eu me relaciono e do mundo? Que relações comigo mesmo e com o mundo precisam ser transformadas? Como começar a fazer isso? Qual a importância de estar com a saúde mental em dia? O que funciona? O que é conversa furada? Dá pra ter autocuidado mesmo sem ter dinheiro? Como eu posso inserir mais momentos de autocuidado no meu dia a dia? Que recursos ao meu redor posso usar pra melhorar minha saúde mental? 

Deixe uma resposta