Seminário online da Prefeitura de Fortaleza destaca planejamento estratégico de saúde até 2040

Será realizada amanhã (terça, 11.08) a quinta edição do webinar (seminário on-line) do Observatório de Fortaleza, começando às 15 horas. O secretário da Saúde do Estado, Carlos Alberto Martins Sobrinho, “Dr. Cabeto”, a secretária adjunta municipal de Saúde, Ana Estela, e a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Patrícia Ribeiro apresentarão o tema “Saúde pública: conceitos e planos estratégicos sistêmicos e inovadores”.

O evento será transmitido pelo canal do Observatório de Fortaleza no YouTube, ao vivo, mas será possível assisti-lo posteriormente. A mediação caberá ao superintendente adjunto do Iplanfor, Mário Fracalossi.

A abertura da edição do webinar será feita com uma apresentação dos fatores que provocam mais impacto na saúde da população – denominados Determinantes Sociais da Saúde (DSS). Esse conceito será ex´posto por Patrícia Ribeiro, pesquisadora da Fiocruz.

Em seguida será apresentado o novo Plano Estratégico de Saúde do Fortaleza 2040, já revisado, visando a incorporar uma observação mais sistêmica de saúde pública, integrando os principais DSS. Também serão enfatizados pontos como condições de moradia, renda, alimentação, hábitos saudáveis, segurança no trânsito e saneamento ambiental, que, em geral, podem até gerar mais impactos na promoção da saúde de uma população do que o serviço médico.

O secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o “Dr. Cabeto”, irá apresentar no terceiro bloco a Plataforma de Modernização da Saúde no Ceará, que inclui projetos e estratégias inovadoras na área da saúde. Parte dessas estratégias e projetos, já estão em implementação desde 2019. O trabalho desenvolvido na pandemia da Covid-19 também integra esses processos (RM/EF).

Deixe uma resposta