Hub Cultural do Ceará realiza webinário sobre Jornada de Pensamento

Fabiano dos Santos é o novo secretário da Cultura do Ceará

Nunca se falou tanto sobre a importância da produção cultural e artística, sua circulação e consumo de seus bens e serviços. A capacidade que o setor tem de gerar negócios e a sua relevância para o desenvolvimento de nossa sociedade evidencia-se, principalmente, neste momento delicado e reforça a importância de melhor compreendermos a contribuição da economia da cultura e abrirmos espaços para debates sobre estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes.

E com este objetivo de discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, o Hub Cultural do Ceará convida a para o evento de abertura da primeira edição do webinário Jornada de Pensamento, com o tema ‘Viver de Arte’, que acontecerá nesta quarta-feira (12/8).  Para os demais encontros, que envolvem acesso a palestras e debates ao vivo, a programação segue a partir de 17 de agosto (envio das primeiras palestras ao público inscrito), com o primeiro debate ao vivo acontecendo dia 19 de agosto, e demais ações que terão sequência de acordo com a programação, até o dia 7 outubro de 2020. 

Na abertura do evento, o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba (foto), e o professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa – UFRGS, Leandro Valiati, abordam o eixo central do webinário: “Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo” com mediação de Luisa Cela, Secretária Executiva de Cultura.

O Ceará exerce um papel importante para Economia Criativa do Nordeste. De acordo com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, realizado com consultoria de Valiatti, o Ceará é um dos Estados que mais possuem trabalhadores criativos – aproximadamente 178 mil, só no primeiro semestre de 2019 – ficando atrás somente da Bahia, com um pouco mais de 183 mil. No entanto, quando o assunto é o total de empregados contratados pelos setores criativos, assume a liderança com cerca de 28% de toda a região. Os setores que se destacam são os de Moda, Atividades Artesanais e Tecnologia da Informação. Em 2017, foram quase 3 mil empresas no setor da Moda, passando tecnologia da Informação, com 787, e de Publicidade, com 400. Atividade Artesanal é o principal produto de exportação. Apenas no ano passado, por exemplo, o setor gerou o valor próximo de US$ 22 milhões, tendo como maior parceiro a região da América do Sul, responsável por mais de US$16 milhões de todo o valor.

Desta forma, durante os próximos 3 meses, os inscritos no Webinário Jornada de Pensamento poderão acessar e debater, de forma ampla e colaborativa, conteúdos sobre o ‘viver de arte’ em 4 eixos, além do eixo central, que inspira a abertura do evento  –  ‘Arte, cultura e economia no Brasil contemporâneo’.

Os demais eixos são:
↪ Gestão e modelos de negócios para as artes;
↪ Fomento, financiamento e captação de recursos;
↪ Comunicação e relação com o público;
↪ Circulação e formação de redes

A “Jornada de Pensamento: Viver de Arte” é uma idealização e realização do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. Conta com parceria do Itaú Cultural, a curadoria e mediação do professor Alexandre Barbalho e a produção executiva da Ato Marketing Cultural.

METODOLOGIA
Cada um dos 4 eixos contará com trilhas abordadas por palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação do professor doutor Alexandre Barbalho. A metodologia se dará através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

INSCRIÇÕES DE FLUXO CONTÍNUO
O webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição em bit.ly/JornadadePensamento, onde também encontram-se informações sobre programação do evento. Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

SERVIÇO
Webinário Jornada de Pensamento – 1ª Edição – “Viver de Arte”
Abertura oficial – 12 de agosto às 16h no Youtube do Porto Dragão
Link do ao vivo da abertura: bit.ly/JornadadePensamentoEixoCentral
Inscrições gratuitas em: bit.ly/JornadadePensamento
Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com

Deixe uma resposta