Teste de velocidade: plataforma oferece meio para usuário medir serviço de Internet

Muitas pessoas ainda passam transtornos com a velocidade da internet, já que algumas empresas deixam de cumprir o contrato de prestação de serviço. A  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instaurou em 2014 que as empresas deveriam garantir, em média, 80% da velocidade mínima da internet, seja ela uma internet banda larga, seja móvel. Pensando nisso, o Portal de Planos (https://portaldeplanos.com.br/) platataforma que surgiu para facilitar a contratação de serviços essenciais como TV, internet e celular, criou Teste de Velocidade, uma solução para ajudar consumidores a saberem se a entrega de internet contratada está sendo cumprida.

A plataforma do Portal de Planos oferece uma ferramenta que permite mensurar a velocidade dos serviços contratados. É uma tecnologia bastante útil e que pode ser utilizada gratuitamente por usuários de internet banda larga de todo Brasil. Como funciona: por meio de um medidor virtual é possível descobrir a velocidade da internet medindo a qualidade de cada serviço.

De acordo com o Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos, o mínimo de velocidade existe para que os provedores de internet não coloquem mais clientes do que uma rede pode suportar. É muito comum histórias de pessoas que contratam um plano de internet e no começo funcionava super bem, mas com o passar do tempo a conexão fica péssima”, comenta.

Tempo de download

Kaminski ainda explica que a medição do tempo de download é um dos pontos mais relevantes para medir a velocidade de uma internet. “A nossa ferramenta utiliza um velocímetro, que envia vários pulsos aos servidores, como em uma solicitação de download de um pequeno arquivo. Assim, é possível saber a velocidade que está sendo utilizada”, afirma.

Deixe uma resposta