Jovens de São Gonçalo (CE) participam de curso de ilustração digital, realizado em parceria com a Planet Smart City

De março a agosto, 12 jovens de São Gonçalo do Amarante (CE) participaram gratuitamente do curso “Empreendendo a Arte Digital – Criando oportunidades para a vida”, realização da Alkance Soluções, por meio do Edital Sebrae/CE de Economia Criativa, em parceria com o Instituto Planet e a Smart City Laguna (Rodovia CE-341, Km 30, São Gonçalo), primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, que está sendo construída pela Planet Smart City

Os participantes inicialmente tiveram aulas presenciais em março e e devido à pandemia passaram a fazer o curso virtualmente até agosto. Em uma carga horária de 40 horas, eles aprenderam técnicas de ilustração digital para iniciantes, como usar o InkScape – programa de desenho vetorial para criar ilustrações – e como colocar em prática o processo de planejamento de uma ilustração do zero, desde a conceitualização até a finalização. 

“Nós do Instituto Planet Smart City estamos muito felizes com essa parceria, pois acreditamos muito no poder da inclusão social e digital para o empoderamento das pessoas. Aqui na Smart City Laguna, o Instituto já realiza gratuitamente cursos de inglês, empreendedorismo, informática e artesanato, tanto para os moradores como para o público da região. E o resultado foi sensacional, com belíssimos trabalhos dos nossos jovens”, destaca Susanna Marchionni, presidente do Instituto Planet e CEO no Brasil da Planet Smart City. 

Para Cardoso Júnior, criador do curso e também artista plástico, designer e ilustrador, a formação permitirá aos jovens da região uma melhor colocação no mercado de trabalho, bem como a geração de renda por meio da prestação de serviços para moradores e empreendedores locais. “O curso buscou estimular o potencial criativo dos participantes, fazendo com que eles compreendessem que os resultados vêm por meio do esforço e da prática dos conhecimentos adquiridos, que tanto poderão possibilitar seu ingresso no mercado de trabalho, como lhe darão capacidade para se expressar artisticamente. Foram ministradas também noções básicas de empreendedorismo e apresentadas plataformas on-line de comercialização de trabalhos.” 

Exposição e votação 

As obras criadas pelos jovens estão expostas no Hub de Inovação da Smart City Laguna até o dia 25 de setembro e também podem ser visualizadas on-line no site:https://info.planetsmartcity.com.br/exposicao-arte-digital, onde os visitantes poderão votar na sua ilustração favorita. O resultado da melhor Ilustração Digital será divulgado em 26 de setembro. 

A Infogravura e a Arte Digital 

A informática tem revolucionado todas as áreas de trabalho e são muitos os artistas que hoje em dia usam o computador como instrumento de criação, contribuindo para o enriquecimento da gravura como técnica e via de comunicação. Um dos resultados dessas novas experiências é a infogravura, técnica que utiliza conceitos da gravura tradicional, como xilo, metal e lito. A matriz da infogravura é um arquivo digital. Em vez do buril, ponta seca e goivas gravando a madeira ou metal, o artista utiliza mesa digitalizadora, mouse e softwares de editoração de imagens. A impressão se dá por meio de plotters ou impressoras com o uso de diversos materiais. 

Sobre a Smart City Laguna 

Com cerca de 100 famílias já morando e 280 casas prontas, a Smart City Laguna – primeira cidade inteligente inclusiva do mundo – está sendo construída no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante, na CE-341, Km 30, próxima das belas praias do Litoral Oeste. 

Idealizada pela Planet Smart City, a Smart City Laguna possui mais de 50 soluções inteligentes nas áreas de tecnologia, meio ambiente, inovação social e planejamento e arquitetura.  Com mais de 4 mil lotes já vendidos, a primeira etapa do empreendimento foi 100% entregue em 2018 e a previsão de conclusão da segunda etapa é em 2021. A Smart City Laguna tem uma área total de 330 hectares, é composta por cerca de 7 mil lotes, entre residenciais, comerciais e empresariais, e é destinada para receber cerca de 25 mil pessoas. 

Saiba mais: https://www.planetsmartcity.com.br/smart-city-laguna/ 

Sobre a Planet Smart City

A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.

O grupo foi fundado em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni e é presidido pelo físico e empresário Stefano Buono.

A Planet Smart City ajuda a resolver a crise global de moradias em países com grandes déficits habitacionais e também trabalha em parceria com desenvolvedores em todo o mundo, para revitalizar distritos já existentes. A empresa é focada na geração de impacto social positivo e criou um formato inovador para projetos inteligentes que pode ser replicado em todo o mundo.

A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde está construindo quatro projetos inteligentes – Smart City Laguna, Smart City Natal, Smart City Aquiraz e Viva!Smart. A empresa também lançou seu primeiro projeto imobiliário na Índia e possui um portfólio ativo na Itália, onde trabalha em parceria com os principais desenvolvedores imobiliários.

Sediada em Londres, a Planet captou 100 milhões de euros desde a sua fundação e está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos até 2023, com um marco de oito projetos residenciais de grande escala lançados em 2020.

Saiba mais: https://www.planetsmartcity.com.br/

Deixe uma resposta