Empresa adota ferramenta para se comunicar com 46 mil colaboradores

A mudança para o digital adaptou relacionamentos e comunicações. De olho nesse cenário, a Via Varejo implementou a nova “Conecta”, uma plataforma que visa levar comunicação até a ponta, engajando todo o público das Casas Bahia, Pontofrio, fábrica de móveis Bartira, 26 Centros de Distribuição espalhados pelo país e também o público corporativo. O app, que é uma proposta da startup Dialog.ci e pode ser personalizado com cores e nomes da escolha da empresa, funciona como uma rede social interna e também é um hub de serviços de RH capaz de aproximar empresas e colaboradores, capaz de atingir 100% dos profissionais – que hoje são cerca de 47 mil.

Segundo Hélio Muniz, Diretor de Comunicação Corporativa da Via Varejo, ao implementar a plataforma, a empresa deseja engajar e atualizar os colaboradores, de forma ágil e eficiente, com a liberdade de uma rede social. “Nós divulgamos o app em uma live ao vivo feita para os colaboradores em junho. Os colaboradores já começaram a fazer uso da ferramenta, o que se torna ainda mais importante nesse momento de quarentena. Além disso, precisamos entregar a comunicação para as pessoas que atuam no dia a dia da operação, de maneira efetiva, através de um canal interativo e simples, como a Conecta”, conta. 

Para André Franco, CEO da Dialog.ci, o impacto e importância das redes sociais já é uma realidade bem conhecida para as áreas de marketing e comunicação. “A interação dentro desses apps aproxima ainda mais os clientes da marca. Assim, como as empresas já reconheceram a importância de estarem presentes nas redes sociais para o público final, agora estão aderindo também as redes corporativas internas. É uma forma de se comunicar e estar próximo dos colaboradores”, revela. 

Ainda de acordo com ele, além de ser uma estratégia para aumentar o alcance das mensagens dentro da empresa, os apps se mostraram uma ótima forma de aumentar o engajamento, o senso de pertencimento e a produtividade das equipes e colaboradores. “Em momentos de crise, o app facilita a criação de boletins e atualização constante e em tempo real com as informações da companhia. Também é a melhor forma de se proteger contra fake news e manter a calma em momentos de oscilações, é estar munido com informações verídicas e atualizadas constantemente. Para muitas pessoas já é um costume se informar pelo celular, mas não há como controlar a qualidade ou a frequência do acesso”, complementa. 

No caso da Via Varejo, a rede social corporativa também é uma ótima oportunidade para democratizar e fazer uma curadoria eficiente de conteúdos e informações atualizadas que garantem que nenhum colaborador seja atingido com possíveis notícias falsas que geram ainda mais ansiedade com a pandemia. “Um app corporativo pode facilitar o cotidiano dos times de recursos humanos com funcionalidades essenciais para sua rotina. É possível analisar como está sendo a performance das campanhas e ações propostas, também oferece uma aba especial para a disseminação de benefícios de RH e links com outras plataformas”, acrescenta Muniz. 

O distanciamento social comprovou que a tecnologia é uma ótima forma de entreter e unir as pessoas. “Por que não utilizar o app corporativo para deixar o dia dos colaboradores mais leve e aumentar o engajamento do time? É possível aproveitar as funcionalidades que os apps oferecem e propondo desafios, brincadeiras, interações dando voz aos colaboradores. Pequenas atitudes, como comemorar aniversário e campanhas de home office, podem fazer uma grande diferença. Além disso é possível acompanhar os resultados destas ações, com as métricas fornecidas pela plataforma”, finaliza André Franco.

Deixe uma resposta