Enel X conclui instalação de mini geração distribuída no Ceará para a companhia de alimentação Nutrê

Enel X instala GD solar no Ceará - Energia Hoje

A Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, acaba de concluir a instalação de uma usina solar de mini geração distribuída que desenvolveu no Ceará para seu cliente Nutrê, empresa que atua no ramo de alimentação no estado. O empreendimento está localizado no município de São Gonçalo do Amarante e é o lançamento mais recente de uma carteira de 76 projetos de geração distribuída da Enel X concluídos no Brasil, além de outros 18 que estão em desenvolvimento pela companhia no país.  

A usina construída para a Nutrê conta com 1.340 painéis solares e uma capacidade de aproximadamente 500 kWp. Toda a energia gerada pela usina será direcionada a hotéis, restaurantes e centrais de abastecimento de alimentos da rede Nutrê no Ceará.  

“O negócio de construção de usinas solares em micro e mini geração distribuída é um dos focos da estratégia da Enel X no Brasil e a Região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais, como a luz solar, ao longo de todo o ano”, comenta Leandro Abreu, Responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil.  

O setor de geração distribuída, modalidade que permite que empresas e residências produzam sua própria energia a partir de fontes renováveis, tem crescido nos últimos anos no Brasil. Dados de maio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) revelam que o setor triplicou o volume de potência instalada no país nos últimos 12 meses, alcançado 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica. Ainda de acordo com a Aneel, o Brasil conta com cerca de 242 mil usinas em operação, atendendo a mais de 315 mil unidades consumidoras do país. 

Deixe uma resposta