Em pleno cenário de crise, setor de câmbio acredita que quadro é otimista e até vislumbra ampliação dos negócios

Ao longo do último mês, a Frente Corretora de Câmbio ouviu parte de seus parceiros para entender como vislumbram o desempenho do setor ao longo do próximo ano. De acordo com o levantamento, 43% deles pretendem ampliar de forma acentuada o volume de operações de câmbio neste período. O resultado revela um cenário positivo para os negócios, mesmo diante de uma previsão majoritária no mercado de poucas mudanças na cotação do dólar.

A pesquisa entrevistou cerca de 100 pessoas, entre sócios, diretores e gerentes de empresas parceiras e, ainda, correspondentes cambiais. Em média, cada um desses parceiros é responsável por transações que totalizam cerca de US$ 150 mil mensais.

Ainda de acordo com a pesquisa, 43% deste grupo considera que a cotação das principais moedas estrangeiras deve diminuir de forma moderada no período, ou seja, até 10%. Outros 23% avaliam que o câmbio continuará nos níveis atuais. A expectativa leva em conta as incertezas da pandemia de Covid-19, os desdobramentos econômicos e as decisões do governo federal em relação às reformas estruturantes e à queda na taxa básica de juros, que pressiona a cotação do dólar. 

Uma das hipóteses para a diferença de percepções se deve aos setores exportadores brasileiros que, a despeito de uma grande apreciação das principais moedas estrangeiras, apresentam um bom ritmo de crescimento, sobretudo o agronegócio.

Além disso, o levantamento indica que os investimentos internacionais, mesmo com a alta do dólar, ganharam fôlego, o que permitiu às plataformas digitais e corretoras internacionais a aumentarem o interesse por abrir contas de brasileiros para gerenciar investimentos no exterior.

A amostra ainda revela que a maioria das empresas consultadas (32%) estabeleceram como meta nos próximos meses buscar fontes alternativas de receitas para oferecer uma gama maior de produtos financeiros e, desta forma, enfrentar a concorrência do setor.

Deixe uma resposta