A Coluna do Roberto Maciel (quinta-feira, 17.09): A movimentação política começa a sair dos gabinetes

A pauta política sobre trilhos
Leva nada mais do que 36 minutos o percurso entre os bairros de Parangaba e Mucuripe, em Fortaleza, cumprido pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Todas as 10 estações, dispostas em 22 bairros, já estão prontas e as duas últimas, do Iate Clube e do Mucuripe, foram entregues pelo Governo do Ceará nesta semana. A mobilidade, é evidente, ganha um impulso incomum. Não se trata apenas de rapidez ou agilidade, mas de segurança e conforto. E isso também afeta a economia. Quem estava acostumado a sacolejar dentro de ônibus lotados e quentes, terá agora a possibilidade de se deslocar de forma diferente – e menos penosa. O passeio inaugural entre os dois pontos finais, já na orla marítima da capital, mereceu ares solenes. O governador Camilo Santana (PT), a vice-governadora, Izolda Cela, e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) deixaram os gabinetes para conferir os serviços. Não há dúvidas de que a obra vai ser tema de pronunciamento eleitoral neste ano. Não duvide, ainda, que deve estar escalada também para a pauta de 2022.

VLT de Fortaleza ampliará horário de operação assistida na segunda-feira

Desabamento
O PIB brasileiro, que é a totalização de todos os bens e serviços produzidos no país em determinado período, desabou 4% no trimestre de maio a julho, conforme estudo da Fundação Getúlio Vargas. O baque foi tão grande que correspondeu a 8,9% na comparação com o trimestre encerrado em julho de 2019. A isso se chama de crise. Crise braba.

O começo
Operação do Ministério Público e da Polícia Civil do Ceará, denominada Gênesis (leia bem, porque depois volto a comentar), cumpriu esta semana 17 mandados de prisão e de busca e apreensão contra policiais apontados por supeitas de delitos e outros citados por envolvimento em tráfico de drogas, caiu como uma bomba nos recém-formados comitês eleitorais que têm a segurança pública como base retórica.

Caladinhos
O caso é que quem investe no corporativismo, apostando no apoio mútuo, fica um tanto sem chão para defender policiais que são suspeitos de ilegalidades. Não dá pra usar o velho palavreado de que “é preciso aguardar, já que ainda não há nenhuma conclusão”. A situação é tão delicada que o mais recomendável para quem faz política em quarteis e delegacias é ficar calado.

Fique atento
Voltemos agora ao nome da operação, conforme prometemos. É que quem conhece a Bíblia sabe que Gênesis é o primeiro dos livros da obra basilar das religiões judaico-cristãs. Traduções livres indicam que no grego antigo “gênesis” significa “origem”, “nascimento”, “surgimento”, “criação” ou “princípio”. Quem se dá a entender o que os nomes de atividades assim representam pode avaliar que essa seria, então, a primeira de uma série. Ou que se trata de uma operação policial bem no início de uma sequência de ocorrências – que pode ser a campanha eleitoral.

Em Frente
A Assembleia Legislativa do Ceará reúne amanhã a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), grupo coordenado pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB, foto abaixo). A pauta inclui temas como os recursos financeiros para bancar a política de assistência social em 2021. E as perspectivas não são boas, demandando intensa mobilização social para amolecer a postura do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes.

Carlos Felipe anuncia seminário sobre saúde dos servidores do Estado

Bancadas
A Frente, que já está completando dois anos de funcionamento, é plural – comportando diferentes correntes políticas. Estão lá os deputados Renato Roseno (Psol), Érika Amorim (PSD), Acrísio Sena (PT), Fernanda Pessoa (PSDB), Augusta Brito (PCdoB), Patrícia Aguiar (PSD), Elmano Freitas (PT) e Evandro Leitão (PDT).

Consciência ambiental
Projeto que tramita na Câmara federal torna obrigatório nas cidades o reúso da água que não é destinada ao consumo humano. Essa água pode ser proveniente da chuva, de estações de tratamento de esgoto ou do tratamento de líquidos do processo industrial. E não faz diferença de ser oriunda de novas edificações públicas, residenciais, comerciais e industriais. Segundo a proposta, o reúso deve alcançar municípios para as quais a lei exija plano diretor e optativo para as demais.

Canal
Eu e a jornalista Eveline Frota estamos com canal de vídeos no Youtube. É a Coluna da Hora. Postamos nesse espaço análises, entrevistas e variedades. A estreia foi com entrevista com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e o segundo programa teve a jornalista cearense Caroline Ribeiro, atualmente baseada em Lisboa (Portugal). O terceiro trouxe a especialista em finanças Milena Teles. Todos estão disponíveis. O endereço, para acionamento das notificações, inscrições e compartilhamentos, é https://www.youtube.com/channel/UCRRSb_WI2R97DeBIxA6YPaQ.

Ao vivo
E sempre às terças e quintas-feiras veiculamos lives no Instagram. A marca “Coluna da Hora” está preservada nessa proposta – em referência a um ponto histórico importante do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos pontualmente às 17h e, enfim, ao tempo de uma hora exata que tem o nosso encontro com os internautas. Pode-se acessar e participar das lives da Coluna da Hora por meio dos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Dê um alô
Faça contato a gente. O Portal InvestNE tem o e-mail portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta