Especialista explica a importância de um plano de negócios

Seja na criação de um novo negócio ou ampliação de uma empresa já existente, algumas ferramentas de gestão são fundamentais para estruturar e organizar um empreendimento. Entre essas ferramentas está o Plano de Negócios. Um estudo estratégico que ajuda na implantação de direcionamentos, diminuindo riscos e incertezas.

De acordo com Leandro Almeida, Consultor de Gestão, o plano é composto pelas principais áreas de um negócio. “Dentre elas finanças, gestão de talentos, operações e marketing. O plano contém os objetivos a serem alcançados por uma empresa e auxilia na tomada de decisão e no planejamento dos investimentos que são necessários”, explica.

Mas qual o primeiro passo para quem quer iniciar o projeto de um plano de negócio? Para Leandro, inicialmente, o empreendedor deve conhecer a estrutura do plano para, em seguida, levantar as informações necessárias para seu preenchimento. Estando com todas os dados em mãos, é possível elaborar um planejamento. “Contudo, o mais importante é a análise crítica dessas informações para que as estratégias possam ser desenhadas de maneira correta”.

Um dos pontos que influencia na elaboração das estratégias é a natureza do empreendimento. Cada segmento tem suas especificidades, dessa forma, cada plano de negócio possui características personalizadas. A partir do perfil da empresa e da análise das áreas financeira, gestão de talentos e de comunicação com o mercado, Leandro fala que é possível idealizar a estratégia correta alinhada com a natureza do negócio, sendo viável encontrar oportunidades de melhoria e contribuir para a sustentabilidade da empresa.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, a cada 10 nasce um MEI (microempreendedor individual) no Brasil. Já conforme dados do Portal do Empreendedor, o país ultrapassou a marca de 10 milhões de MEIs em abril deste ano. Com um mercado cada vez mais competitivo, uma das formas que uma empresa tem para se destacar e se manter em funcionamento com produtividade passa pelo plano de negócios, segundo o consultor. “Auxilia de maneira decisiva na competitividade de uma empresa em seu mercado, principalmente no suporte, avaliação das áreas críticas, no estabelecimento de metas e na determinação das ações necessárias para a conquista de grandes resultados”, analisa.

Tendo como um dos principais desafios nessa jornada a localização das informações, assim como a análise crítica e integrada das áreas de um negócio, o empresário pode optar por serviços especializados que dão suporte na construção desse plano. Já que estas etapas exigem conhecimento técnico da área de planejamento estratégico de um negócio e é essencial para a elaboração correta do plano.

Atuando em todo estado do Ceará com uma equipe multidisciplinar de consultores capacitados, o Senac Ceará disponibiliza aos empreendedores consultorias nas áreas de Gastronomia, Segurança do Alimento, Hospitalidade, Meio Ambiente, Design, Beleza e Saúde. O serviço busca soluções de acordo com o diagnóstico das necessidades de cada empresa. Estas ações vão desde a elaboração de documentos para adequação legal até a implantação de metodologias de trabalho e procedimentos, buscando soluções inovadoras e adequação ao mercado.

Mercado em transformação

Além das empresas que estão iniciando no mercado, os negócios já estabelecidos têm enfrentado desafios e dificuldades devido a transformação vivida no mundo todo em decorrência da pandemia. Com o objetivo de preparar os gestores para o período atual de grandes desafios, o Senac desenvolveu o programa Gestão da Retomada, que contribui com ferramentas para a tomada de decisões estratégicas.

Com foco na gestão, de acordo com Geysa Câncio, coordenadora de Consultorias do Senac Ceará, o programa ajuda os participantes a organizar, identificar e controlar as ações necessárias para o aprimoramento da gestão das empresas. Conta com o apoio de uma plataforma on-line e interativa que permite fazer simulações conforme a dinâmica dos negócios, tendo sete ciclos: Estratégia, Mercado, Marketing e Vendas, Operação, Financeiro, Cenários e Avaliação.

Com uma metodologia que aborda as mudanças organizacionais de forma flexível e adaptável, o programa utiliza uma abordagem denominada “learn by doing”, e através de insights de empresários, especialistas e consultores, apoiados por plataformas de comunicação, gestão do conhecimento e simulação, para auxiliar gestores de empresas a saírem do ponto A ao B, de forma flexível, rápida e efetiva.

Deixe uma resposta