Mais de 4 mil placas de logradouro foram instalados em Fortaleza de janeiro e setembro deste ano

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), realiza o serviço de fixação de placas com a identificação de ruas e avenidas. Somente até setembro deste ano, foram afixadas mais de 4.000 mil placas de logradouro, entre primeira fixação e substituições, que identifica o nome e o Código de Endereçamento Postal (CEP) de ruas e avenidas. Já em 2019, foram realizadas 4.468 instalações em toda a Cidade, por meio da parceria entre a população e o poder público.

Os bairros da Regional V (Conjunto Esperança, Novo Mondubim, Planalto Ayrton Senna, Granja Portugal, Granja Lisboa, Conjunto Ceará II e Parque Presidente Vargas) foram os mais atendidos neste ano.

Seguindo o processo de modernização dos serviços disponibilizados pela SEUMA, o processo de solicitação para instalação de placas de logradouro pode ser feito, também, de forma on-line, facilitando os serviços de atendimento ao cidadão. Este serviço foi implantado em maio de 2019, com objetivo facilitar a localização do cidadão na cidade.

Com o intuito de desburocratizar o serviço de instalação de placas de logradouros no município de Fortaleza, a Seuma disponibilizou o Canal Urbanismo e Meio Ambiente, que oferta duas formas de solicitação. Na primeira, basta acessar o Canal, na aba serviços e clicar no item placas de rua (https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/urbanismo-e-meio-ambiente/256-placas-de-logradouro). A outra forma de solicitação é por meio da plataforma de Licenciamento Digital, também disponível no Canal Urbanismo e Meio Ambiente, na aba licenciamento. https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/images/licenciamento/servicos.html#.                     

Após preenchimento do formulário, a solicitação é acolhida pela equipe técnica da Secretaria, que analisa as informações referentes à denominação oficial do logradouro, como a existência ou não de Decreto Legislativo estabelecido e regulamentado pela Câmara Municipal de Fortaleza, bem como sua localização geográfica, que é validada através do acervo cartográfico da instituição. Essa informação é encaminhada para a empresa que possui a concessão pública, responsável pela confecção e instalação, sem custos para os cofres públicos.

A identificação de vias é um serviço importante para a população por facilitar que entregadores e carteiros encontrem o destino final, além de criar uma relação afetiva entre a população com o lugar onde mora.

Deixe uma resposta