Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana entregam Complexo de Lazer da Avenida Raul Barbosa, em Fortaleza (CE)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o governador Camilo Santana (PT) inauguraram nesta sexta-feira (6/11) mais um espaço de esporte, lazer e entretenimento aos moradores da Aerolândia, em Fortaleza. Às margens do Rio Cocó, a requalificação do ambiente anteriormente degradado faz parte do programa Juntos por Fortaleza, parceria entre a Prefeitura de Fortaleza o Governo do Estado do Ceará, e possibilita o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários da região.

“Entregamos mais um complexo esportivo de lazer aqui na Raul Barbosa. Este espaço já existia, mas agora ampliamos, reformamos e urbanizamos. Temos neles equipamentos como brinquedopraça, com brinquedos inclusivos para crianças com deficiência, academia de ginástica, quadra de vôlei de areia, de futebol de salão, basquete, pista de skate e espaço todo iluminado, tudo para bem atender as famílias da Aerolândia”, afirmou Camilo Santana.

Ao todo, foram investidos R$ 1.784.830,62, com intuito de proporcionar espaços de inclusão e promoção da cidadania, como explicou Roberto Cláudio. “Uma sociedade é feita da convivência das pessoas em espaços públicos adequados e bem estruturados. Eles sãos fundamentais para produzir uma convivência comunitária. São importantes para harmonia da Cidade, para a paz, especialmente em locais mais vulneráveis, democratizando o acesso ao esporte e lazer”, declarou, ressaltandoque o novo complexo dá acesso a serviços que em outros locais seriam pagos.

O novo espaço conta com com a Areninha da Raul Barbosa, a 63ª em Fortaleza e 75ª no Estado, Brinquedopraça (a primeira com brinquedos inclusivos), Academia ao Ar Livre. Também ganhou a manutenção de outros equipamentos que já existiam no espaço, como pista de skate, quadra poliesportiva e quadra de areia.

Os espaços de lazer para crianças de três a 12 anos possui área de 349m², com piso anti-impacto e brinquedos infantis como casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, escorregadores com balanço triplo, duas gangorras, dois brinquedos em mola, uma gangorra dupla frontal e um balanço frontal. Sendo os dois últimos, brinquedos inclusivos, o que permite que bebês de colo e crianças com deficiência brinquem no espaço.

Já a Academia ao Ar Livre tem área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Pensando na promoção da acessibilidade, esta é a primeira Brinquedopraça no Estado com brinquedos inclusivos. É também a primeira praça no Nordeste com brinquedos inclusivos com investimento 100% de recurso do tesouro. Existem praças do tipo no Recife e em Natal, mas em parceria com iniciativa privada.

Deixe uma resposta