64% das compras realizadas no e-commerce são via cartão de crédito

Os meios de pagamento online são ferramentas que permitem a realização de transações financeiras entre empresas e clientes no mundo digital. Uma pesquisa realizada pelo Neotrust/Compre&Confie com mais de 10 mil usuários do Vipy, aplicativo que rastreia compras online e ajuda a proteger o CPF dos consumidores, aponta que, apesar das inúmeras formas de pagamento para as compras realizadas no e-commerce, o mais utilizado é o cartão de crédito. Cerca de 64% dos consumidores pagam com este meio. Logo após, os boletos aparecem como a segunda maior preferência dos brasileiros com 30% da totalidade. O relatório completo está disponível no site: https://www.neotrust.com.br.

Lançado pelo Movimento Compre&Confie, aceleradora de negócios do T. Group (holding criada pela ClearSale para promover a segurança em todos os pontos de contato das compras online), o VIPy é um aplicativo gratuito que promove segurança e confiabilidade aos consumidores digitais e atua como um facilitador para compras no ambiente virtual.

A pesquisa com os usuários da ferramenta também destaca que os bancos digitais ainda não atingiram a totalidade dos consumidores no País. Segundo o estudo, 45% dos respondentes não possuem conta ou não conhecem a modalidade. Além disso, os termos “banco digital” e “banco digitalizado” causam confusão entre os consumidores.

O levantamento revelou, ainda, que 71% dos entrevistados não sabem o que são carteiras digitais/E-wallet e 14% dos respondentes até conhecem a funcionalidade, mas nunca utilizaram. Os três motivos mais citados para nunca usarem foram: preferência por outros meios de pagamento, falta de conhecimento e confiança em relação a ferramenta

Entre os respondentes que mencionaram saber o que é Carteira Digital, 86% utilizam ou já utilizaram este meio para o pagamento de suas compras online, tendo as bandeiras Paypal, Mercado Pago e PicPay como as mais buscadas. Dos entrevistados que optaram pela alternativa de pagamento via Carteira Digital, 73% possuem conta em Banco digital.

“A pandemia provocou uma mudança no hábito de consumo dos brasileiros que, hoje, contam com a internet como principal ferramenta para adquirir produtos e serviços. Contudo, muitos desse novos consumidores ainda conhecem o cartão de crédito como o meio mais confiável para realizar suas transações online. A mudança para outros meios de pagamento é algo que será construído gradativamente. Conforme as pessoas constroem o hábito de comprar pela internet, automaticamente, elas começam a conhecer outras tecnologias disponíveis”, explica André Dias, Founder Neotrust.

Disponível para download em dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS, o app conta com mais de cinco mil lojas cadastradas em sua base de dados. “Apenas realizando o cadastro do próprio CPF no aplicativo, os usuários conseguem monitorar compras e navegar de forma segura no e-commerce. É um app que promove o acolhimento dos consumidores e a democratização das compras”, afirma Marco Carvalho, diretor executivo do VIPy.

Deixe uma resposta