Como adaptar a infraestrutura de hotéis e pousadas para o período pós-coronavírus

Artigo de Arnaldo Mapelli, gerente comercial da empresa Zyxel:

Turismo e viagem para Canoa Quebrada 2020 - Férias em Canoa Quebrada

Com a retomada das atividades na hotelaria por todo o Brasil, muito tem se falado sobre os protocolos de higiene e limpeza a fim de garantir a segurança de hóspedes e funcionários. Sem dúvida as medidas de prevenção e novos protocolos são realmente fundamentais para que essa retomada seja, de fato, segura. Garantir que um hotel ou pousada não se torne área foco de proliferação do vírus precisa ser uma preocupação de qualquer empreendimento, seja ele grande ou pequeno.

Mas, além disso, o que mais deve mudar para se oferecer excelência em atendimento e serviços? Um dos aspectos extremamente importantes nesse novo momento se relaciona à infraestrutura. Isso porque a maioria dos hotéis adotou recursos digitais para substituir diversos itens tão comuns em uma hospedagem: saíram os cardápios físicos e impressos, que foram substituídos por QR Codes e páginas exclusivas para solicitações dos hóspedes. O serviço de quarto passou a funcionar por aplicativos de mensagens e o check-in online virou quase uma regra. Consequentemente, mais do que nunca, a internet e o acesso à rede se tornaram essenciais para a experiência do cliente e junto disso, a demanda por mais dispositivos conectados é ainda mais crescente.

Para assegurar que o hóspede seja devidamente atendido, não só a conexão de seu smartphone, mas também a rede do hotel precisa funcionar perfeitamente, com uma infraestrutura robusta e capacidade para essa nova demanda. É necessário ter em mente que nesse tipo de cenário não há espaço para instabilidades que possam comprometer a operação e é importante considerar soluções de alta performance, como a adoção de access points profissionais e switches gerenciáveis de acordo com o tamanho do empreendimento, para mitigar qualquer possibilidade de queda da rede.

Esse tipo de infraestrutura pode contribuir, e muito, para o dia a dia de empreendimentos que passaram a adotar essas alternativas contactless e se tornou essencial ao contexto. Além dos benefícios de tecnologia, essas soluções são extremamente intuitivas, simples de instalar e gerenciar, inclusive à distância, pelo smartphone ou computador.

Nesse cenário em que tudo é digital e conectado, resistir à tecnologia pode ser fatal para qualquer negócio. No ramo da hotelaria, oferecer a estrutura adequada e esperada pelos clientes é crucial para atender com excelência, evitar transtornos e garantir uma boa estada aos hóspedes.

Deixe uma resposta