Empresas anunciam “Desafio de Resposta à Pandemia”, para reabrir economia com segurança

À medida que as taxas de covid-19 continuam a aumentar em países ao redor do mundo, a Xprize, empresa de desenvolvimento de competições para resolver os grandes desafios da humanidade, em parceria com a Cognizant (Nasdaq: CTSH), lançou o Pandemic Response Challenge, em português, “Desafio de Resposta à Pandemia”.

A competição visa a aproveitar o poder dos dados e da inteligência artificial para equipar tomadores de decisão, autoridades de saúde e líderes de negócios com as percepções e orientações necessárias para implementar medidas de segurança pública que maximizem sua capacidade de manter as economias locais abertas e, ao mesmo tempo, minimizem potenciais epidemias de vírus.

A vacina contra a covid-19 está mais perto de se tornar uma realidade. Por causa disso, a velocidade com que as pessoas serão vacinadas é um dado importante para a formulação de estratégias de reabertura seguras.

Com base na tecnologia e nos modelos de IA desenvolvidos pela Cognizant, usando dados compilados pela Oxford Covid-19 Government Response Tracker (com base na Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford), equipes concorrentes vão construir modelos baseados em dados que preveem taxas de transmissão do novo coronavírus e prescrevem medidas de intervenção e mitigação. Com testes em cenários hipotéticos, esses modelos mostram como reduzir o número de infecções e como mitigar os impactos econômicos negativos, além de servir como um roteiro para crises futuras.

“O desafio vai inspirar algumas das mentes mais brilhantes do mundo a enfrentar as ameaças imediatas às nossas economias e aos meios de subsistência”, comenta Amir Banifatemi, diretor de Inovação e Crescimento da Xprize. “Por meio da colaboração global, o resultado desse desafio poderá ser um divisor de águas, quando se trata de usar dados e inteligência artificial para criar uma rota de recuperação por meio de uma série de cenários econômicos simulados pelas equipes concorrentes. Com a chegada das vacinas, esses modelos preditivos e prescritivos para abrir a sociedade continuarão a ser valiosos no futuro previsível”, conclui Banifatemi.

“O caminho para a reabertura das economias globais será pavimentado pela colaboração”, comenta Brian Humphries, CEO da Cognizant. “Temos o prazer de fazer parceria com a Xprize para reunir um ecossistema global e interdisciplinar de inovadores, que vão colocar sua experiência para nos ajudar a sair desta pandemia. À medida que essas equipes alavancarem a pesquisa de base Evolutionary AI™ da Cognizant, esperamos que surjam as soluções com as quais elas contribuirão para ajudar os tomadores de decisão a lidar com a covid-19 e futuras crises humanitárias”, estima Humphries.

“A covid-19 destacou a importância da capacidade da inteligência artificial ​​de prever surtos iminentes de doenças e diagnosticar os sintomas com precisão”, comenta Chaesub Lee, diretor do ITU Telecommunication Standardization Bureau. “O potencial da tecnologia ​​para promover a saúde tem sido um pilar de longa data do movimento Inteligência Artificial para o Bem, organizado em parceria com a Xprize. Em resposta a essa questão crítica, tenho o prazer de continuar nossa valiosa parceria e apoiar o Pandemic Response Challenge.”

Pandemic Response Challenge é a primeira competição a lançar a IA e Data for Good Alliance da Xprize, um grupo de confiança focado em habilitar e cultivar soluções viáveis ​​e tangíveis para alguns dos desafios mais imediatos do mundo por meio do uso de ciências de dados, aprendizado de máquina e IA.

Um prêmio total de US$ 500 mil será concedido na conclusão do desafio, que será encerrado em fevereiro de 2021. Diferentemente de outras competições da Xprize, a urgência para acabar com a pandemia de covid-19 e seus efeitos devastadores levou a Cognizant e a Xprize a conduzir um cronograma acelerado, de quatro meses, para o Pandemic Response Challenge

As equipes devem se inscrever para participar da competição até 8 de dezembro. Na primeira fase, os times fornecerão previsões precisas de transmissão do vírus com base em dados locais, estratégias de intervenção exclusivas, políticas e práticas de mitigação até 22 de dezembro. Já na segunda fase, as 50 melhores equipes fornecerão modelos que serão avaliados em relação à minimização do número de casos e à redução do rigor (isto é, custo) dos Planos de Intervenção (PIs). A fase 2 será concluída em fevereiro de 2021. 

Ao longo de cada fase, as equipes receberão serviços de computação em nuvem, cortesia do parceiro de apoio AWS, a fim de facilitar o desenvolvimento das soluções propostas. Até o momento, 102 equipes de 23 países se inscreveram no desafio.

Com parceiros que incluem a Escola de Governo Blavatnik da Universidade de Oxford, Intel, The International Telecom Union (ITU), The City of Los Angeles, Universidade do Texas em Austin, WorldQuant Predictive, Alpha Intelligence Capital, e AIQ, a Xprize recrutou os seguintes especialistas globais para se juntarem ao quadro consultivo do desafio de resposta à pandemia:

  • Philipp Roesler, ex-vice-chanceler e ministro federal da Economia e Tecnologia da Alemanha.
  • Toby Phillips, chefe de Pesquisa e Política, Digital Pathways em Oxford, Escola de Governo Blavatnik; diretor executivo, Oxford Covid-19 Government Response Tracker.
  • Jeanne Holm, vice-prefeita de Orçamento e Inovação de Los Angeles.
  • Stacey Shulman, vice-presidente, Internet of Things Group, Intel Corporation; gerente-geral, Saúde, Ciências da Vida e Tecnologias Emergentes.
  • Lauren Meyers, professora dos Departamentos de Biologia Integrativa e Estatística e Ciências de Dados; diretora, UT Covid-19 Modeling Consortium.
  • Melissa Rowe, vice-presidente, Global Research Talent, da Rand Corporation.
  • Paulo Chapchap, diretor-presidente do Hospital Sírio-Libanês.
  • Mariya Filipova, catalisador de transformação de saúde.
  • Thor Aspelund, professor de Epidemiologia e Bioestatística na Universidade da Islândia.

Para obter mais informações sobre as diretrizes do desafio e registro da equipe, visite xprize.org/pandemicresponse.

Deixe uma resposta