@SartoPrefeito12 é eleito em Fortaleza

Sarto é eleito prefeito de Fortaleza, em duelo acirrado contra Capitão  Wagner - Diário do Poder
Sarto e Roberto Cláudio (de amarelo), em momento da campanha eleitoral

O eleitor de Fortaleza escolheu hoje quem vai gerir os rumos da cidade pelos próximos quatro anos: José Sarto, do PDT, atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Tanto quanto uma vitória de Sarto, o resultado das urnas neste segundo turno é, também, uma confirmação da aprovação do fortalezense à gestão do prefeito atual, Roberto Cláudio, também pedetista.

Roberto Cláudio formou, com o governador Camilo Santana (PT) e os irmãos Cid e Ciro Gomes, uma ampla corrente de apoio ao candidato vencedor – à qual no segundo turno se somaram PSOL, PCdoB e outras siglas. Pode-se avaliar que o presidente da República, Jair Bolsonaro, que manifestou apoio a Wagner Sousa (Pros), o opositor, foi derrotado e levou consigo nomes tradicionais da política local, como o ex-governador Lúcio Alcântara.

José Sarto somou 51,69% dos votos válidos, totalizando 668.652, contra 48,31% do adversário, Wagner Sousa, que obteve 624.892 votos.

Nesse quadro, é relevante sublinhar os erros dos institutos de pesquisa. Tanto Datafolha quanto Ibope tinham projeções distintas às vésperas da votação. O primeiro indicava 59% para Sarto, contra 41%, e o segundo apontava 61% contra 39% de Wagner nos votos válidos.

Deixe uma resposta