Inscrições abertas para EJA no Educar Sesc de Fortaleza e mais sete cidades do Ceará

Interessados em retomar os estudos já podem se inscrever para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Educar Sesc. Trata-se de uma oportunidade única – e gratuita – para homens e mulheres que desejam melhorar sua escolaridade e adquirir novos conhecimentos. Para 2021, são ofertadas vagas para as turmas do 2º ao 5º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e 2º do Ensino Médio, nas cidades de Fortaleza, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Ibiapina, Iguatu, Quixeramobim, Crateús e Aracati.   

Os cursos serão destinados para trabalhadores do Comércio ou seus dependentes e alunos matriculados ou egressos da Rede Pública de Ensino, com renda familiar de até três salários mínimos. As vagas para o 6º período e para todo o Ensino Médio serão destinadas, respectivamente, para alunos maiores de 15 e 18 anos. Para participar, os interessados devem comparecer às unidades da Escola Educar Sesc e Sesc Ler nas respectivas cidades, das 8h às 17h,com cópias de RG, CPF e comprovante de endereço do candidato e de seus responsáveis, caso seja menor de idade. 

Além disso, é necessário apresentar duas fotos 3×4, uma pasta escolar, declaração de conclusão anterior com resultado final, histórico escolar e a carteira do Sesc, em caso de ser trabalhador do comércio ou dependente. Também é necessário levar comprovante de renda atual. Com início programado para o dia 25 de janeiro de 2021, as aulas irão acontecer de forma remota, mas, posteriormente, será adotado o formado híbrido. As vagas são limitadas. 

Nunca é tarde para (re)começar 

Há muitas razões pelas quais os brasileiros abandonam as salas de aula e, consequentemente, não concluem seus estudos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho de 2020, um dos principais motivos para a evasão escolar é a necessidade de trabalhar. Essa foi a resposta dada por 39,1% dos entrevistados em um levantamento realizado no segundo trimestre de 2019. Além disso, ainda segundo o IBGE, 20,2% dos brasileiros com idade entre 14 e 29 anos não completaram o ensino médio.  

Esse foi o caso de Nágila Alves, auxiliar de serviços gerais, que parou de estudar aos 13 anos quando saiu de Catunda, Ceará, para trabalhar em Fortaleza. Nessa época, ela sabia escrever apenas o básico. Ler um livro, por exemplo, era bem difícil. No entanto, cerca de 10 anos depois, percebendo que precisava retornar às salas de aula decidiu entrar na EJA. A motivação veio após o nascimento da filha, que atualmente tem seis anos de idade. “Eu vi que tinha que dar o exemplo para ela”, revela. 

O começo não foi fácil, uma vez que Nágila, que atualmente tem 29 anos, estudava e trabalhava ao mesmo tempo, além dos cuidados com a filha pequena. Mas, com auxílio dos professores e toda a equipe do EJA, conseguiu seguir adiante. “O bom da Escola Educar Sesc é que eles se esforçam e realmente se preocupam com todos os alunos. Eles sempre entram em contato quando você falta uma aula, por exemplo, sempre incentivam, colocam a gente para cima. Minha professora costumava dizer que eu era um exemplo, que eu tinha uma história e isso me motivou bastante”, destaca. 

Não por acaso, Nágila Alves faz questão de afirmar que, graças ao EJA, conseguiu realizar o seu maior sonho: entrar na faculdade. Hoje, ela é uma orgulhosa e dedicada aluna do curso de Radiologia.    

Serviço:
Inscrições para turmas EJA do Sesc
Período: 01 a 18 de dezembro de 2020
Horário: 8h às 17h
Local: Unidades da Escola Educar Sesc e Sesc Ler em Fortaleza, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Ibiapina, Iguatu, Quixeramobim, Crateús e Aracati

Informações:
Fortaleza: (85) 3292.0100
Itapipoca: (88) 999068845
São Gonçalo do Amarante: (85) 33154462
Ibiapina: (88) 36531990
Iguatu: (88) 35811130
Quixeramobim: (88) 999699807
Crateús: (88) 36918000
Aracati: (88) 99932-0334 | (88) 99648-2887 

Deixe uma resposta