A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 12.12): Inteligência… Quem disse que o governo Bolsonaro não tem?

A “inteligência” de Bolsonaro nada mais é do que “arapongagem”

Reinaldo Azevedo -  https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2020/06/07/novas-acusacoes-contra- bolsonaro-tem-de-ir-ao-tribunal-penal-internacional.htm Já há um pedido no  Tribunal Penal Internacional para investigar Jair Bolsonaro. É preciso ...

Depois de dois anos de poder, o governo de Jair Bolsonaro conseguiu, enfim, emplacar no noticiário nacional uma palavra que, para quem pouco a vê e pouco a usa, parece estranha aos envolvidos: inteligência. Isso mesmo! Mas, diferentemente da definição clássica dos dicionários – “faculdade de conhecer, compreender e aprender”; “capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações” -, nesse caso a expressão se vincula a atividades de monitoração e segurança própria de alguns órgãos públicos. Sem delongas: se vincula a espionagem, “arapongagem”. Segundo a revista Época, agentes, dinheiro público e estruturas oficiais foram usados pela Agência Brasileira de Inteligência para produzir um relatório que sustentasse a difícil defesa do senador Flávio Bolsonaro. Investigado por roubo de dinheiro de salários de funcionários da Assembleia do Rio de Janeiro, Flávio é o “filho 01” do presidente da República. É o operador financeiro da família Bolsonaro, a quem cabe mover dinheiro, comprar imóveis e fazer outros investimentos. O “toque de Midas” está nos dedos de Flávio. E Flávio está na mira da lei.

Quem manda em quem
Flávio é senador, mas não é o chefe da Abin. A Abin faz o que o pai de Flávio manda. Foi para a Agência que o presidente encaminhou o policial federal Alexandre Ramagem, um amigo próximo dos filhos de Jair Bolsonaro. Em confronto com o então ministro da Justiça Sérgio Moro, Bolsonaro deu a Ramagem o cargo de chefe da Abin já que não pode entregar a ele o comando da Polícia Federal. Sabe-se agora, com nitidez, o que Alexandre Ramagem faz.

Tarefa
Diz o site do órgão que “a Abin está presente em todo o Brasil e também conta com representações no exterior” (…) e que “oficiais de Inteligência da Agência atuam (…) exercendo a função de adidos civis. Eles fazem o intercâmbio de informações e produzem conhecimentos sobre temas de interesse do Estado brasileiro”.

O dinheiro do cidadão
Não é “interesse do Estado brasileiro”, definitivamente, amparar a defesa de um político – tenha o sobrenome que tiver – que é acusado de roubar dinheiro de salários de servidores. Não é, mas você pagou por isso.

Quadro
Um governador do PT, um prefeito do PDT, presidentes da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembleia Legislativa do PDT. É essa a atual configuração de poder nas instituições estaduais do Ceará. Será essa configuração de poder nas instituições estaduais do Ceará em 2021.

Clique
A foto abaixo mostra um sorridente Alexandre Ramagem posando ao lado dos amigos da família Bolsonaro. Foi num réveillon animadíssimo. Até Léo Índio, fiel parceiro do vereador Carlos Bolsonaro, estava por lá.

Provável chefe da PF passou Réveillon de 2019 com Carlos Bolsonaro

Labuta
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Ceará marcou reunião remota para segunda-feira (14.12). Vai analisar, entre outros, o projeto de lei complementar que institui o Programa Microcrédito Produtivo do Ceará e cria o Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará. A matéria é estratégica para a retomada da economia local quando a pandemia passar.

Não só
Também estão na pauta propostas sobre o Programa Mais Infância Ceará, para a superação da extrema pobreza e a promoção do desenvolvimento infantil; sobre a criação da Centrais de Abastecimento do Ceará; e em relação ao Programa Estadual Agente Jovem Ambiental como política pública destinada à inclusão social e ambiental de jovens cearenses de maior vulnerabilidade.

Tilintar
A cifra da maratona da comissão diz respeito à abertura de crédito de R$ 1,37 milhão, para a Escola de Saúde Pública, para o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário e para a compra de tablets para alunos da rede estadual de ensino. Em dias de covid-19 e da necessidade de medidas que permitam o isolamento social e a prevenção, as iniciativas são indispensáveis.

Tête-à-tête

Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) participou com aliados da sua última reunião com o secretariado municipal. Com a presença de equipes do prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT), e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

Começou, de fato e de direito, a transição entre as gestões de Roberto Cláudio e de Sarto Nogueira na Prefeitura de Fortaleza. Analistas da cena política indicam a importância que o presidente da Câmara, Antônio Henrique, deve ter no processo. E com uma curiosidade incomum: Sarto já exerceu a mesma função à frente da Mesa Diretora do Legislativo Municipal. Vão conversar, então, de igual para igual. Com conhecimento de causa.

Live
Sempre às terças e quintas-feiras eu e a jornalista Eveline Frota fazemos lives no Instagram, com a marca “Coluna da Hora”. Iniciamos agora às 18 horas, em encontros com internautas que duram uma hora. Pode-se acessar e participar da Coluna da Hora no Instagram pelos perfis @evefrota ou @robertoamaciel. Também mantemos na YouTube o canal Coluna da Hora. Lá, há uma série de entrevistas com personalidades interessantes da vida local.

Sua opinião é valiosa
Faça contato com o Portal InvestNE. Nosso e-mail é portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp é +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta